Gentil Martins diz que a homossexualidade é uma “anomalia” e que Ronaldo é um “estupor moral”

Numa entrevista ao Expresso, o cirurgião faz declarações polémicas: diz ser contra a homossexualidade, contra o aborto independentemente das circunstâncias, contra a eutanásia e acusa a mãe de Cristiano Ronaldo de não lhe ter dado educação. Duas médicas deverão apresentar queixa.

Foto
NFS - NUNO FERREIRA SANTOs

O cirurgião pediátrico e antigo bastonário da Ordem dos Médicos, António Gentil Martins, admitiu ser contra a homossexualidade (casamento e adopção incluídos), considerando tratar-se de “uma anomalia, um desvio da personalidade”. Na entrevista dada ao Expresso, publicada neste sábado e pontuada por declarações que estão a gerar polémica, Gentil Martins diz também ser contra o aborto e a eutanásia, considerando ainda que Cristiano Ronaldo é um “estupor moral”.  

Questionado sobre a possibilidade de um homem solteiro ter filhos recorrendo a barrigas de aluguer, como terá acontecido no caso de Cristiano Ronaldo, Gentil Martins, de 87 anos, foi peremptório: “Considero um crime grave. O Ronaldo é um excelente atleta, tem imenso mérito mas é um estupor moral, não pode ser exemplo para ninguém”. O médico considera que “toda a criança tem direito a ter mãe” e acusou a mãe do jogador, Dolores Aveiro, de não ter dado “educação nenhuma” ao filho.

Em relação aos casais homossexuais, Gentil Martins – que apesar de estar reformado há 17 anos continua a dar consultas e a fazer cirurgias – admitiu ser “totalmente contra”. “Ouçam, é uma coisa simples: o mundo tinha acabado. Para que o mundo exista tem de haver homens e mulheres”, disse ao Expresso, adiantando que não deixa de tratar um doente por ser homossexual, mas não aceita promover a orientação sexual.

Para além de se assumir contra a homossexualidade, Gentil Martins diz ainda ser “contra o aborto também”, não admitindo qualquer excepção. Na entrevista, garantiu ser “absolutamente” contra a eutanásia não só por ser católico mas porque a Constituição diz que “a vida é inviolável”.

Mais tarde, ainda neste sábado, o bastonário da Ordem dos Médicos Miguel Guimarães contou ao semanário que duas médicas pretendem apresentar queixa na Ordem contra Gentil Martins, adiantando que outros médicos já mostraram o seu desagrado com as declarações proferidas na entrevista. Miguel Guimarães descreveu ainda Gentil Martins como sendo “uma pessoa especial, bastonário virtuoso, grande lutador pela causa dos médicos”.

Sugerir correcção
Ler 88 comentários