Lisboa cria plataforma de gestão inteligente para protecção civil, bombeiros e polícia

Plataforma de gestão de ocorrências, presentada esta sexta-feira, vai permitir a troca de informações entre as várias autoridades que actuam na cidade

A Câmara de Lisboa apresenta esta sexta-feira a nova Plataforma de Gestão Inteligente da Cidade para gestão de ocorrências da protecção civil, bombeiros e polícia, com vista a "decisões operacionais e políticas eficientes" em casos de emergência.

De acordo com a autarquia, a plataforma "constituirá o suporte tecnológico do Centro Operacional Integrado (COI), o qual permitirá dotar o município de Lisboa de ferramentas inovadoras de gestão colaborativa de ocorrências e eventos entre a Protecção Civil, Bombeiros, Polícia Municipal e serviços operacionais da Câmara, integrando também a PSP e informação dos diversos operadores de infra-estruturas da cidade".

"Esta plataforma inteligente facilitará ao COI a tomada de decisões operacionais e políticas eficientes e coordenadas tanto na gestão corrente da cidade como na emergência", nota o município, falando num "importante passo no processo de transformação digital".

A Câmara de Lisboa frisa que em causa está ainda uma "mudança de paradigma que permitirá não apenas aos decisores e serviços municipais, mas também aos parceiros e cidadãos em geral, usufruírem de mais e melhor informação sobre a cidade, bem como disponibilizar aos empreendedores, estudantes, investigadores, empresas e demais interessados informação de qualidade em dados abertos".

A apresentação decorre às 18h, nos Paços do Concelho.