Uma selecção nacional muito jovem no Montado

Campeonato da Europa Amador de Equipas Femininas a decorrer com 19 países concorrentes

Foto
A selecção nacional, ladeada pelo presidente da FPG, Miguel Franco de Sousa, pelo capitão Luís Costa Macedo e pela directora da FPG com o pelouro feminino, Lara Vieira © VASCO VILHENA

Um total de 114 jogadoras de 19 países compete pelo estatuto de campeão europeu feminino, ao mesmo tempo que, individualmente, as melhores amadoras da Europa de sub-18 têm em Portugal a última etapa de apuramento para a PING Junior Solheim Cup, o confronto entre as seleções femininas juvenis da Europa e dos Estados Unidos. 

De acordo com os registos históricos da EGA, Portugal acolheu o Europeu feminino em 1967 no Penina Hotel & Golf Resort e em 1981 no Troia Golf, antes da competição regressar este ano. Também de acordo com esses arquivos, a última participação de uma seleção portuguesa na prova aconteceu em 1995, em Milão, com as jogadoras Patrícia Brito e Cunha, Patrícia Nunes Pedro, Graça Medina, Teresa Abecassis, Isabel Dantas e Branca Ferreira, que asseguraram o 17º lugar entre 19 nações. 

Em 2017 Portugal regressa à competição com uma formação extremamente jovem, como explicou ao Gabinete de Imprensa da FPG Luís Costa Macedo, o diretor do Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor, que assume o cargo de capitão da equipa, contando com a ajuda de Lara Vieira, a ex-campeã nacional amadora, atual diretora da FPG para o golfe feminino: 

"Temos uma média de idades muito baixa, talvez a mais baixa, de apenas 17 anos. A jogadora portuguesa mais velha é a Joana Mota com 22 anos. A Beatriz Themudo tem 21, a Leonor Bessa 18, a Sara Gouveia 17, a Leonor Medeiros 14 e a Sofia Barroso Sá 13. As jogadoras fizeram as duas voltas de treino e estão motivadas." 

O Europeu decorre terça-feira quarta-feira no sistema de stroke play (por pancadas), numa fase qualificativa de 36 buracos (18 por dia), finda a qual os países serão separados em “flights” (divisões). As 8 melhores nações ficam no “1º Flight”, os países entre o 9º e o 16º lugar entram no “2º Flight”, enquanto as restantes equipas, do 17º ao 19º posto, integram o “3º Flight”. A segunda fase será jogada em match play (eliminação direta), sendo que a 3ª divisão terá um formato especial de todos contra todos (“round robin”). 

De acordo com o selecionador nacional, Nelson Ribeiro – que se encontra a acompanhar a seleção nacional masculina no Europeu na Hungria, "o apuramento para esta seleção nacional feminina fez-se com dois convites diretos para as duas melhores classificadas no Ranking Nacional BPI (Leonor Bessa e Sara Gouveia, respetivamente, campeã nacional amadora e vice-campeã). Não se levou em conta o ranking mundial e sim o ranking nacional porque o setor feminino tem competido menos internacionalmente. As restantes jogadoras tiveram um torneio de qualificação, a Lisbon Cup, duas semanas antes do Europeu". 

Para além de Portugal, os restantes 18 países a competir no Montado são os seguintes: Inglaterra (defende o título), suécia, Itália, Alemanha, Holanda, Noruega, Bélgica, Espanha, Dinamarca, Suíça, Escócia, República Checa, Áustria, Irlanda, França, Eslováquia, Finlândia e Islândia. 

No final do primeiro dia de competição as principais classificações são as seguintes: 

Coletiva 

1ª Suécia, 350 pancadas, 10 abaixo do Par

18ª Portugal, 384 pancadas, 24 acima do Par 

Individual 

1ª Dewi Weber (Holanda), 66 pancadas, 6 abaixo do Par

33ª (empatada) Leonor Bessa (Portugal), 72 (Par)

67ª (empatada) Leonor Medeiros (Portugal), 75 (+3)

84ª (empatada) Joana Mota (Portugal), 77 (+5)

105ª (empatada) Sara Gouveia (Portugal), 79 (+7)

108ª (empatada) Beatriz Themudo (Portugal), 81 (+9)

114ª Sofia Barroso Sá (Portugal), 87 (+15)

 

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar