"Brexit": Governo português cria estrutura para captar investimentos
Estrutura temporária vai ser presidida pelo antigo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.
O Reino Unido está out, mas Portugal quer estar in e captar o mais possível as oportunidades que podem ser trazidas com o Brexit. É a pensar nas empresas e nos investidores que estão a repensar o seu posicionamento que o Governo criou uma estrutura de missão que tem como desígnio atrair para Portugal os investimentos que pretendam permanecer na União Europeia após a saída do Reino Unido. E será mesmo "Portugal In" o nome da estrutura temporária que vai funcionar sob dependência directa do primeiro-ministro e que tem como desígnio atrair para Portugal esses investimentos.
De acordo com a resolução aprovada em Conselho de Ministros esta quinta-feira, esta estrutura tem mandato até Dezembro de 2019 e tem como presidente o antigo secretário de Estado do Turismo Bernardo Trindade. Os restantes membros da estrutura são Chitra Stern e Gonçalo da Gama Lobo Xavier.
“Através da promoção dos fatores de diferenciação e complementaridade que Portugal oferece, nomeadamente ao nível dos recursos humanos e da posição geoeconómica do país, pretende-se dinamizar a capacidade empresarial nacional e a criação de emprego, reafirmando o compromisso com o projecto europeu”, lê-se no comunicado do Governo.
Bernardo Trindade é natural da Madeira e assumiu a pasta do Turismo nos governos socialistas presididos por José Sócrates. Era actualmente administrador executivo da cadeia de hotéis Porto Bay. Apesar de várias tentativas, o PÚBLICO não conseguiu, junto do Governo, ainda conhecer mais pormenores do percurso profissional de Stern e de Lobo Xavier. Mas das referências que foi possivel encontrar, Chitra Stern é um dos exemplos de empreendedorismo britânico que trouxe investimentos paraPortugal: é a dona e fundadora de uma cadeia de hotéis e resorts de luxo em Portugal, o Martinhal Family Hotels & Resorts, que inclui os resorts de luxo para famílias no Algarve. Natural de Singapura, formou-se na Universidade de Londres e tirou um MBA na London Business School, que a reconheceu, em 2014, como "accomplished entrepeneur".
Gonçalo da Gama Lobo Xavier é dirigente da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins (AIMMAP), um dos sectores que mais tem contribuído para a captação de investimento industrial em Portugal. É membro do Conselho Económico e Social Europeu, onde assume responsabilidades na pasta da comunicação e é o delegado nacional no programa Horizinte 2020.