Crimes com três ou mais mortos nos últimos 12 anos em Portugal

Cronologia dos casos com mais vítimas.

Foto
LUSA/Hugo Delgado

Quatro cadáveres foram encontrados esta sexta-feira na freguesia de São Veríssimo, no concelho de Barcelos, tendo as autoridades detido um suspeito, na casa dos 60 anos, que confessou os homicídios.

Segundo a GNR, as vítimas são um casal (ele com 84 anos e ela com 80), uma mulher com 60 anos e outra com 37, grávida.

As quatro vítimas mortais foram esfaqueadas e uma delas foi encontrada na via pública, enquanto as outras três estavam em duas casas.

2017:

24 de Março: Barcelos - Um homem com cerca de 60 anos esfaqueou mortalmente quatro pessoas na freguesia de São Veríssimo, em Barcelos. Depois de detido, o sexagenário confessou os homicídios à Guarda Nacional Republicana.

2016:

26 de Agosto: Cascais - As autoridades encontraram nas imediações de um hospital veterinário em Tires, no concelho de Cascais, os corpos de três brasileiras, uma delas grávida, que estavam desaparecidas há vários meses.

O suspeito do triplo homicídio foi detido em Setembro no Brasil, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Dinai Alves Gomes, um jovem com quem uma das vítimas mantinha uma relação conjugal, chegou a trabalhar no hotel de animais onde os corpos de Michele Santana Ferreira, Lidiana Neves Santana e Thayane Milla Mendes Dias foram encontrados, em Tires.

26 de Maio: Montemor-o-Velho - Um homem de 41 anos matou os pais e a avó com tiros de caçadeira, em Faíscas, freguesia de Arazede, Montemor-o-Velho, suicidando-se de seguida. Os quatro corpos foram encontrados pela Guarda Nacional Republicana no interior da habitação onde a família residia, naquela localidade do distrito de Coimbra.

O crime terá ocorrido cerca das 21h na casa onde o suspeito residia com os pais e uma avó em Faíscas. Os três corpos das vítimas mortais encontravam-se num pátio nas traseiras da habitação, enquanto o corpo do autor do triplo homicídio foi encontrado pelas autoridades numa das divisões da habitação.

2015:

28 de Abril: Póvoa do Varzim -- Homem terá cometido quádruplo homicídio, num café, na localidade de Estela, com recurso a arma de fogo. Segundo a GNR, as vítimas são todas familiares do suspeito: os ex-sogros, com cerca de 70 anos, a ex-mulher, com 40 a 50 anos, e o enteado, de 23 anos.

2012:

8 de Fevereiro: Beja - Homem de 59 anos confessou ter matado, com uma catana, a mulher, de 53 anos, a filha, de 28 anos, e a neta, de 4 anos, devido a dificuldades financeiras. Francisco Esperança disse às autoridades que cometeu o triplo homicídio na noite de 7 para 8 de Fevereiro, quando as vítimas dormiam e com recurso a uma catana, "por ser um instrumento silencioso". Suicidou-se dias depois no Estabelecimento Prisional de Lisboa.

13 de Agosto: Sintra - Um homem matou, num elevador de um prédio em Queluz, duas mulheres, mãe e filha (cunhada e sobrinha do suspeito), de 70 e 34 anos, e um segurança, de 34 anos. As três vítimas morreram queimadas, depois de o homicida ter lançado álcool para o interior do elevador e ateado fogo. Francisco Ribeiro, de 58 anos, foi condenado a 25 anos de prisão.

2010:

18 de Dezembro: Aljustrel - Os corpos de três búlgaros, um casal e outro homem, oriundos da zona de Palmela, foram encontrados a 18 de Dezembro, junto a uma carrinha no Monte Valverde, um local ermo na freguesia de Rio de Moinhos. Hugo Serrano, à data dos factos com 29 anos, foi condenado a 25 anos de prisão pelo triplo homicídio, que se terá devido a divergências no negócio de cobre.

3 de Março: Lourinhã - Francisco Leitão, conhecido por "Rei Ghob", foi condenado a 25 anos de prisão pela morte de duas raparigas, de 16 e 27 anos, e de um rapaz, de 22 anos, cujos corpos nunca foram encontrados. Joana Correia terá sido morta a 03 de Março de 2010, Tânia Ramos a 05 de Junho de 2008 e Ivo Delgado de 26 de Junho de 2008.

2007:

16 de Julho: Montijo - Marido mata a mulher e duas filhas, na moradia onde viviam, na Rua Cidade de Coimbra, no Montijo, suicidando-se de seguida. O empresário Adelino Freire, de 46 anos, a mulher, de 44, e as duas filhas, uma de 11 e outra de 21 anos, foram encontrados mortos em casa. As autoridades dizem ter-se tratado de triplo homicídio seguido de suicídio.

2006:

Maio: Santa Comba Dão - António Luís Costa, antigo cabo da GNR, foi preso em 2006 e condenado em 2007 pela morte de três jovens raparigas, entre Maio de 2005 e Maio de 2006. O suspeito foi condenado a 25 anos de prisão pelo triplo homicídio.

2005:

21 de Janeiro: São João da Pesqueira - Um homem matou duas mulheres e um homem, devido a quezílias familiares. O triplo homicídio, seguido de suicídio, ocorreu em Sanxisto, no concelho de São João da Pesqueira.

Verão: Ilha Terceira, Açores - Um homem de 38 anos terá provocado a explosão de uma casa, na ilha Terceira, Açores, da qual resultou a morte de uma mulher, de 26 anos, e de duas menores de 4 anos e 8 meses. A Polícia Judiciária explicou que o autor do crime se sentiu rejeitado pela mulher e decidiu vingar-se, cortando a mangueira do gás que abastecia o fogão da residência.

2 de Novembro: Almada - Homem mata com tiros de caçadeira a mulher, de 40 anos, e os pais desta, ambos com 71 anos, quando tentavam socorrer a filha. João Carvalho foi condenado a 25 anos de prisão pelo triplo homicídio ocorrido na Charneca da Caparica, concelho de Almada.