Trabalhadora morre em acidente de trabalho no Ikea de Loulé
A vítima é uma mulher de 37 anos. Terá sido atingida por paletes de madeira.
Uma trabalhadora morreu nesta sexta-feira num acidente de trabalho na construção do Ikea de Loulé, confirmou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro. O alerta para as autoridades foi dado às 12h03 e a vítima é uma mulher de 37 anos, segundo fonte do gabinete de comunicação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). A agência Lusa avança que a mulher morreu ao ser atingida por paletes de madeira, mas fonte do gabinete de comunicação do Ikea diz que ainda não estão apuradas as causas que provocaram o acidente nem qual o cargo da vítima.
A equipa de comunicação do Ikea informa, no entanto, que a vítima trabalhava a uma empresa externa à Ikea e que o acidente ocorreu no “exterior do cais de descarga da futura loja do Ikea de Loulé”. Segundo a TVI, a mulher que morreu era uma funcionária de um serviço de limpeza. Estaria a fazer uma pausa encostada a umas paletes quando uma máquina fez marcha atrás e embateu nelas, atingindo a mulher.
“O processo de investigação está a decorrer e a Ikea, em conjunto com todos os intervenientes e as autoridades, está a colaborar no apuramento das causas do acidente”, lê-se na nota enviada pela cadeia de mobiliário e decoração ao PÚBLICO.
“A mulher estaria a fazer trabalhos dentro das instalações do Ikea”, disse, em declarações à Lusa, fonte do CDOS de Faro. No local estiveram meios de socorro do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), membros da GNR e dos Bombeiros Municipais de Loulé e ainda a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), refere a mesma fonte do CDOS ao PÚBLICO. O óbito foi verificado no local por um médico do INEM.
"É ainda prematuro adiantar quaisquer informações sobre o que aconteceu", afirma fonte da ACT, referindo que se encontra no terreno uma equipa da organização a recolher informações sobre o acidente e sobre a vítima.
A inauguração da loja do Ikea em Loulé está prevista para 30 Março.
Esta não é a primeira vez que se regista um acidente mortal na construção do Ikea em Loulé. Em Setembro do ano passado, um homem de 55 anos morreu num acidente de trabalho na mesma instalação, tendo perdido a vida a caminho do hospital. Fonte do gabinete de comunicação da Ikea afirma que os dois acontecimentos não estão relacionados.