Comissão política do PSD aprova mais 85 candidatos a presidentes de câmara

Ficam por definir os candidatos a presidentes de câmara do PSD em 15 concelhos, além dos 30 municípios de Açores e Madeira.

Foto
Pedro Cunha

A Comissão Política Nacional do PSD aprovou hoje mais 85 candidatos a presidentes de câmara, incluindo Lisboa e outras seis capitais de distrito, depois de já ter homologado 95 nomes.

Os 85 novos candidatos foram divulgados na edição de hoje da newsletter do PSD. No entanto, de acordo com a edição de segunda-feira deste boletim informativo do PSD, o órgão alargado da direção social-democrata previa que seriam aprovados neste dia quase o dobro dos candidatos: 160. Fonte oficial do PSD explicou à Lusa que, apesar de esses 160 nomes estarem dados como "fechados", apenas 85 chegaram das estruturas locais a tempo de serem apreciados e aprovados nesta data pela Comissão Política Nacional, cuja reunião se iniciou às 16h.

A newsletter continua a considerar que apenas estão por definir os candidatos a presidentes de câmara do PSD em 15 concelhos, além dos 30 municípios de Açores e Madeira, sendo que estes últimos apenas serão ratificados pela direcção durante o mês de Abril. No total, o PSD tem já homologados pela Comissão Política Nacional os candidatos a presidentes de câmara em 180 dos 308 municípios do país.

Além da candidata a Lisboa, Teresa Leal Coelho, foram também aprovados os candidatos do partido às câmaras de Beja, Bragança, Évora, Portalegre, Santarém e Vila Real. Em Beja, o PSD aposta no presidente da concelhia, José Pinela Fernandes, enquanto em Bragança recandidata o actual presidente de Câmara Hernâni Dias. O deputado António Costa da Silva vai ser o candidato do PSD à presidência da Câmara Municipal de Évora e Armando Varela, que está a cumprir o terceiro e último mandato consecutivo em Sousel, encabeçará a lista por Portalegre. Por Santarém o PSD recandidata o actual presidente de câmara, Ricardo Gonçalves, e por Vila Real a aposta será no professor e vereador António Carvalho, que já foi o candidato em 2013, quando o partido perdeu a presidência do município para o socialista Rui Santos.