Um portal para promover nove casas-museu de escritores
A edição de um livro e a realização de uma série de documentários são algumas das acções previstas pela Direcção Regional de Cultura do Norte para divulgar as casas de escritores da região.
A Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) anunciou esta quarta-feira que vai criar, no âmbito do projecto Escritores a Norte – Vida com Obras em Casas d’Escritas, um portal destinado a promover nove casas-museu da região, estando ainda prevista a edição de um livro e a realização de uma série de documentários.
Com financiamento do ON2 – O Novo Norte e um investimento total de 145 mil euros, a iniciativa envolverá nove casas: a Casa das Quintans, em Mesão Frio, onde viveram, por períodos mais ou menos longos, vários autores unidos por laços de parentesco, do escritor e político João Pina de Morais, que integrou o movimento da Renascença Portuguesa, e do poeta e novelista Domingos Monteiro à romancista Graça Pina de Morais, filha do primeiro e sobrinha do segundo por via materna; o Espaço e Casa Miguel Torga, em S. Martinho de Anta, Sabrosa; a Casa de Camilo Castelo Branco, em S. Miguel de Seide, no concelho de Famalicão; a Fundação Cupertino de Miranda, também em Famalicão, que possui e dinamiza um importante acervo de obras e documentos relacionados com a arte contemporânea, e em particular com o surrealismo; a Casa-Museu Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, onde nasceu o autor de A Selva; a Casa-Museu Guerra Junqueiro, no Porto, um edifício da primeira metade do século XVIII que a filha do poeta, Maria Isabel, adquiriu para instalar as colecções do pai; a Casa-Museu Aquilino Ribeiro, em Soutosa, Moimenta da Beira; a Fundação Eça de Queirós, sediada na Casa de Tormes, em Baião, que o escritor celebrizou no romance A Cidade e as Serras; e ainda a Casa Museu José Régio, em Vila do Conde.
Uma das medidas previstas neste projecto é a criação de um portal dedicado a estas casas-museu, com informação relativa aos escritores cuja memória conservam, mas também a cada um dos espaços e respectivo património.
O lançamento de um livro inteiramente dedicado a esta temática, a editar em português, francês, inglês e espanhol, é outra das iniciativas previstas, e a DRCN tem ainda a intenção de produzir nove documentários, cada um deles dedicado a uma casa, escritor e património associado. O conjunto deverá dar depois origem a uma série de televisão e será também comercializado em DVD.