Filipe Duarte Santos é o novo presidente do CNADS

Físico sucede ao oceanógrafo Mário Ruivo, que morreu em Janeiro, no Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.

Foto
Filipe Duarte Santos Daniel Rocha

Especialista em alterações climáticas e professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Filipe Duarte Santos é o novo presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), anunciou esta quinta-feira o Governo. Filipe Duarte Santos substitui o biólogo e especialista em oceanografia Mário Ruivo, que morreu a 25 de Janeiro e ocupou este cargo desde 1997.

“O Governo prossegue, assim, a tradição de assegurar que a presidência do CNADS é ocupada por uma prestigiada figura da comunidade científica nacional, que se distinguiu no estudo e investigação dos problemas ambientais e do desenvolvimento sustentável”, refere um comunicado do Conselho de Ministros.

O novo presidente do CNADS é licenciado em geofísica e doutorado em física nuclear, foi professor de física na Universidade de Lisboa e um dos revisores do relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) das Nações Unidas. Também coordenou a elaboração do Livro Branco sobre o Estado do Ambiente em Portugal, publicado em 1991.

Professor convidado em várias universidades dos Estados Unidos e da Europa, Filipe Duarte Santos tem liderado diversos trabalhos na área das alterações climáticas, sendo sido investigador coordenador do grande projecto Alterações Climáticas em Portugal: Cenários, Impactos e Medidas de Adaptação (SIAM, na sigla em inglês), publicado em 2002, e responsável do projecto PortCoast, do Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa.