O Standvirtual publicou na manhã desta quarta-feira, 8 de Março, uma mensagem a desejar um "feliz dia da mulher". Mas a imagem e o conteúdo escolhido estão a gerar controvérsia: o site de venda de automóveis juntou carros e mulheres, aludindo à ideia de que estas não sabem conduzir: "Mais de 17.000 carros com sensores de estacionamento aqui: http://standv.com/axp", lê-se.
A mensagem foi publicada pelas 11 da manhã e em menos de duas horas tinha mais de 1000 partilhas, quase 2000 likes e mais de 500 comentários. O P3 tentou contactar o Standvirtual via telefone, mas foi remetido para um contacto de e-mail da empresa FixeAds, que será responável pela comunicação do site. . À hora de publicação deste artigo não tinha ainda recebido resposta.
A polémica instalou-se. No Facebook, o jornalista Daniel Oliveira manifestou-se contra o post: "Para celebrar um dia contra o machismo a página do Standvirtual decidiu oferecer um anúncio machista. Se este dia não tiver outra função, serve para todos os grunhos se revelarem", escreveu, acrescentando: "Nota irrelevante, tendo em conta a natureza política da data: Eu tenho carro com sensores, porque estaciono mal (tirei a carta com 43 anos). A minha mulher não."
Nos comentários, há quem encare a campanha publicitária com humor: "Tanta dificuldade em digerir uma piada não sei porquê. Parabéns à página pelo sentido de humor", diz Artur Mercer. Mas há também quem se revolte com a piada, como Ana Monica Fonseca ("Acabei de denunciar esta publicação por a considerar ofensiva e humilhante para as mulheres") ou Ricardo Miguel Dias ("Como piada de café ainda passa, mas numa página oficial do Stand é simplesmente estúpido").