Daney teórico
Quase um quarto de século após a sua morte, textos de Serge Daney são traduzidos para português pela primeira vez de uma forma consistente e reunidos num livro que lhe é inteiramente dedicado.
Nos últimos tempos, têm sido colmatadas várias falhas na edição sobre cinema em Portugal. Ainda no ano passado foi publicado Como Ver Um Filme do prolífero e respeitado David Thomson - uma obra menor, simplificação das suas preocupações e obsessões, que vale sobretudo por ter sido a primeira do autor anglo-americano a sair no nosso país. Agora chegou a altura de corrigir uma omissão provavelmente mais escandalosa. Quase um quarto de século após a sua morte, textos de Serge Daney são traduzidos para português pela primeira vez de uma forma consistente e reunidos num livro inteiramente dedicado a si. O Cinema Que Faz Escrever, para mais, é uma compilação inédita, no sentido em que não segue qualquer edição estrangeira, coligindo escritos dispersos em diversas publicações.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.