Trump quer imposto de 20% sobre produtos mexicanos para pagar muro
Porta-voz da Casa Branca anunciou intenção do Presidente americano para fazer com que o México pague o tão falado muro.
Está revelada, aparentemente, a receita do Presidente dos EUA, Donald Trump, para fazer o México pagar a construção do muro que Trump quer ver construído na fronteira entre os dois países. Segundo explicou o secretário para imprensa da Casa Branca, o plano passa por cobrar um imposto de 20% a todas as importações que entram nos EUA, permitindo assim reunir milhares de milhões de dólares destinados à construção da estrutura.
Sean Spicer explicou em conferência de imprensa que o novo imposto geraria cerca de 10 mil milhões de dólares (mais de nove mil milhões de euros) anuais aos cofres americanos o que cobre facilmente os custos da construção do muro fronteiriço avaliados em entre oito e 20 mil milhões de dólares (entre cerca de 7.4 mil milhões e cerca de 18.6 mil milhões de euros). O valor das exportações mexicanas para os EUA em 2015 ascendeu ao valor total de 295 mil milhões de dólares (cerca de 274 mil milhões de euros) e o défice comercial na ordem dos 50 mil milhões de dólares. Além disso, mais de 80% das exportações mexicanas, em 2015, foram para os EUA sendo que estas representam mais de 13% das importações que chegam a território norte-americano. O México é assim o terceiro maior importador dos Estados Unidos.
O porta-voz da Casa Branca esclareceu ainda que a medida fiscal será aplicada apenas ao México mas que Donald Trump não coloca de parte a possibilidade de impor este imposto a todas as importações. Esta análise está a ser realizada como parte de uma abrangente reforma fiscal que o Presidente e os republicanos estão a desenhar.
Para colocar em prática a política fiscal relativa ao México, Trump necessita que seja criada nova legislação, ficando assim dependente de uma futura aprovação por parte do Congresso. Sobre isso, Spicer afirmou que a proposta é um dos temas de "contactos próximos" que têm sido realizados com "ambas as câmaras [do Congresso] para avançar e criar um plano", cita a CNN. No entanto, espera-se que a medida sofra a oposição dos empresários americanos isto porque a consequência imediata de uma taxa deste género seria um aumento exponencial do preço dos produtos produzidos no México e comercializados nos EUA.
Esta quinta-feira o Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, cancelou a visita aos Estados Unidos, que estava marcada para terça-feira da semana que vem. Na origem da decisão estão as declarações feitas esta quinta-feira por Donald Trump: “Se o México não quer pagar por este muro tão necessário, então é melhor cancelar o encontro”.