Dois argelinos fugiram do aeroporto de Lisboa

Cinco imigrantes ilegais chegaram num avião vindo de Casablanca. Dois escaparam quando estavam a ser recambiados para a Argélia.

Foto
Em Outubro de 2016, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a PSP impediram a fuga de três passageiros que viajavam num voo oriundo também de Casablanca e com destino a Argel Daniel Rocha

Dois argelinos fugiram, na tarde desta quinta-feira, do aeroporto Humberto Delgado em Lisboa, noticiou a RTP3. Segundo as autoridades, tudo aponta para que se trate de imigrantes ilegais.

Segundo o porta-voz da PSP, Hugo Palma, em declarações ao PÚBLICO, os dois homens faziam parte de um grupo de cinco pessoas, entre as quais estava uma mulher, que tinham tentado entrar ao início da tarde desta quinta-feira em Portugal, depois de desembarcarem de um voo vindo de Casablanca, Marrocos. Mas foi-lhes negada essa intenção por não terem visto. Inicialmente, as autoridades tinham falado em apenas quatro imigrantes.

Por não terem vistos de entrada no espaço Schengen, ficaram retidos na zona internacional do aeroporto, até serem recambiados de volta para a Argélia. "Foi quando estavam já na pista, a embarcar para o avião, na presença de elmentos da PSP e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que dois deles fugiram", descreve Hugo Palma. A proximidade da vedação de segurança do aeroporto, que naquela zona, junto ao terminal 2, dá para a Segunda Circular, proporcionou-lhes a oportunidade de que precisavam: saltaram a vedação, enquanto os outros três companheiros de viagem ficaram para trás. 

Trata-se do quarto incidente do género desde o Verão. "Quer a rota usada quer o modus operandi não são novos", recorda uma fonte ligada ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Fontes oficiais do Ministério da Administração Interna e da PSP explicam que se trata de mais um caso de imigração ilegal, descartando a hipótese de haver ligações a grupos terroristas. 

Seja como for, "a PSP e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras estão a tomar medidas operacionais" para capturar os dois fugitivos. Há equipas de agentes nas imediações do aeroporto à procura dos cidadãos argelinos. 

Em Outubro de 2016, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a PSP impediram a fuga de três passageiros que viajavam num voo oriundo também de Casablanca e com destino a Argel, com escala em Lisboa. Na operação foram detidos não apenas estes três mas seis cidadãos do norte de África. Em Setembro, um cidadão de nacionalidade argelina que fazia a viagem entre a Argélia e Casablanca saiu ilegalmente do aeroporto de Lisboa.

Antes disso, no final de Julho, quatro homens igualmente de nacionalidade argelina foram detidos pela PSP no aeroporto de Lisboa por violação das regras de segurança. O aeroporto chegou a estar temporariamente encerrado, depois de terem invadido a pista, em mais uma tentativa de imigração ilegal. Antes de serem expulsos de Portugal foram condenados a quatro anos de pena de prisão suspensa por terem posto em risco a vida dos outros passageiros, uma vez que vários voos tiveram de ser desviados para aeroportos alternativos.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários