Obama recebeu Guterres, o português que tem "uma reputação extraordinária"

Guterres será um gestor eficaz da organização internacional, sublinhou o Presidente norte-americano.

Foto
Guterres com Obama na Casa Branca AFP

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu esta sexta-feira na Casa Branca o secretário-geral eleito das Nações Unidas, António Guterres.

"Ele tem uma reputação extraordinária", disse Obama antes do encontro, ao comentar com os jornalistas que Guterres será um gestor eficaz da organização internacional.

Com Guterres ao lado, o ainda Presidente dos EUA explicou que o antigo primeiro-ministro de Portugal vai desempenhar um "papel que tem grande importância e influência em todo o mundo". "As boas notícias são que tem uma reputação extraordinária. Alguém que liderou organizações multilaterais ao mais alto nível. De uma maneira que toda a gente o reconhece como extraordinariamente eficaz", elogiou Barack Obama.

A concluir o norte-americano mostrou-se confiante no futuro da ONU: "Tenho grande confiança de que o próximo secretário-geral seja capaz de ser um líder extraordinariamente eficaz. E os EUA estão ansiosos por trabalhar consigo".

Guterres, por seu lado, afirmou que está disposto a desenvolver relações com a administração do próximo Presidente americano, Donald Trump, que nomeou para embaixadora dos EUA nas Nações Unidas a governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, cuja estratégia para a política externa é uma incógnita pois a experiência de Haley em relações internacionais é praticamente inexistente.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários