Fillon favorito nas urnas e nas sondagens
Antigo ministro de Sarkozy surge na frente na primeira sondagem sobre a segunda volta das primárias da direita francesa.
François Fillon é o vencedor mais provável da segunda volta das primárias do partido Os Republicanos (conservador), marcadas para o próximo domingo. Não só venceu claramente a primeira volta, à frente de Alain Juppé e Nicolas Sarkozy, como uma primeira sondagem, publicada este domingo, lhe concede o favoritismo, atribuindo-lhe 56% das intenções de voto contra 44% de Juppé.
A sondagem realizada pela Opinionway, e divulgada pela agência Reuters, conta com a opinião de 3095 votantes que participaram na primeira volta das primárias da direita.
Com as sondagens a indicarem um triunfo de Marine Le Pen na primeira volta das presidenciais em Abril do próximo ano e uma derrocada dos socialistas (actualmente no poder), o candidato da direita que sair destas primárias será o mais provável adversário da líder da Frente Nacional (FN) na segunda volta das eleições, agendada para Maio.
Esta foi a primeira vez que o partido de centro-direita levou a cabo primárias abertas. Fillion e Juppé vão defrontar-se na segunda volta, no próximo domingo, depois de afastarem o ex-presidente Nicolas Sarkozy na primeira volta.
Segundo os resultados provisórios revelados nesta segunda-feira de manhã, a percentagem de Fillon na primeira volta doi de 44,1%, contra 28,6% de Juppé e 20,6% de Sarkozy. Os resultados definitivos serão revelados à hora de almoço desta segunda-feira. Sarkozy já admitiu a derrota e prometeu apoio a Fillon.