Menstruação: já há uma lingerie que substitui os pensos
Cooperativa catalã desenvolveu um tipo de cuecas que absorvem o fluxo menstrual, substituindo pensos higiénicos. O produto está à procura de financiamento para ser lançado no mercado.
Cada mulher tem, em média, 450 ciclos menstruais durante a sua vida. Pensos higiénicos, tampões ou copos menstruais são os produtos mais comuns quando se trata de higiene menstrual — mas falta inovação. “Nós, as mulheres, temos as mesmas opções há muitos anos”, sublinham as fundadoras da cooperativa catalã Femmefleur. “As Cocoro são umas cuecas que parecem normais mas não o são, uma vez que têm um tecido especial que absorve o período e o fluído vaginal”, é descrito no vídeo de apresentação.
Além de facilitar a forma como as mulheres vivem os dias de menstruação, as Cocoro querem diminuir a quantidade de resíduos descartados. De acordo com o livro Flow: The Cultural Story of Menstruation, citado pelo site norte-americano Mashable, uma mulher descarta entre 113 e 136 quilogramas de pensos, tampões e aplicadores durante a vida. Daí a recente popularidade do copo menstrual, uma solução mais amiga do ambiente.
A menstruação ainda é um tabu — e é contra isso que as quatro criadoras do produto querem lutar. Eva, Cristina, Laida e Clara estudaram muitas opções de tecido e optaram por um com características específicas: repele a água, é hidrofílico, anto-bacteriano e respirável. As cuecas não têm elásticos nem marcam o corpo, o que as torna confortáveis. Podem ser lavadas juntamente com outras peças de roupa interior, ainda que seja aconselhável não utilizar amaciador, máquina de secar e ferro de engomar para “preservar o tecido absorvente”.
A utilização desta peça de lingerie pode variar de acordo com cada mulher e com o momento da menstruação em que se encontra. “Em dias de pouco fluxo, podes usá-las durante todo o dia sem teres que as trocar. Em dias de fluxo mais intenso, podes preferir complementá-las com o uso de um tampão ou copo menstrual”, lê-se no site.
Disponíveis para pré-encomenda estão três modelos — básico, clássico e de cintura subida —, do XS ao XL. “A revolução consiste em tornar o dia-a-dia das mulheres mais confortável”, acreditam os membros da Femmefleur. As Cocoro foram desenhadas pela designer Rosario Puñales e são manufacturadas em Barcelona.
Na plataforma de crowdfunding Verkami, a empresa já conseguiu angariar quase 34.000 euros (o valor inicialmente pedido era de 21.560 euros) e ainda falta mais de um mês até a campanha terminar. A partir de 30 euros é possível fazer a pré-encomenda das cuecas, cuja entrega está prevista para Março de 2017.