Partidas de xadrez com narradores monótonos, lareiras a crepitar durante duas horas, o rebentar das ondas de uma qualquer praia paradisíaca ou a mira técnica da BBC ao som de música altamente repetitiva. Parece-te entediante? O objectivo do Napflix é mesmo esse: aborrecer quem vê e ouve estes vídeos até que o sono vença.
A plataforma — com um nome (e um logótipo) a piscar o olho ao serviço de “streaming” de séries e filmes Netflix — foi pensada e criada por dois jovens espanhóis: Victor Gutierrez de Tena e Franc Bonet. “Napflix é uma plataforma de vídeo onde podes encontrar os conteúdos mais silenciosos e sonolentos para relaxar o teu cérebro e ajudar-te a adormecer”, descrevem.
E, tal como o Netflix, também o Napflix está a apostar em produção própria. “Subway” consiste numa viagem de comboio entre Canal Street, em Manhattan, e Coney Island. A ideia, dizem Tena e Bonet em entrevista à AFP, é “fazer entretenimento aborrecido” — e compilar as milhares de horas de vídeos entediantes que a Internet oferece.
De acordo com a Cadena Ser, o conceito nasceu quando os dois fundadores assistiram a um jogo de futebol que terminou empatado a zero golos. “Durante o jogo soporífero, [eles] pensaram em criar conteúdo próprio de carácter monótono para lugar contra a insónia dos espectadores.”
Apesar disso, há critérios, asseguram à rádio espanhola. “Tem de ser algo monótono, não repetitivo. O vídeo deve mostrar a realidade, algo que pode ajudar a conciliar o sono.”
“Levar a ‘siesta’ ao próximo nível”, como pretendem os dois amigos, pode passar por uma etapa da Volta à França em bicicleta de 1992 ou por três horas de um aquário com peixinhos coloridos.