Depois do terceiro ataque informático, incidente terá sido resolvido

Ao longo do dia centenas de sites foram afectados por um ataque informático em larga escala. O alvo dos ataques, a empresa Dyn, informa que o incidente já foi resolvido.

Foto
Reuters/BECK DIEFENBACH

No início desta noite decorreu o terceiro ataque informático em larga escala à Dyn, uma empresa de gestão de domínios, avança a CNBC. Ao longo do dia, centenas de sites foram afectados por dois ataques consecutivos do mesmo género. Alguns, tais como o Twitter, o site de notícias Vox, o The Guardian, o Financial Times ou o PayPal estiveram ao longo de várias horas totalmente inacessíveis. A Dyn informou que o incidente foi, entretanto, resolvido.

Github, Reddit, Airbnb, Spotify ou a Amazon foram outras das centenas de vítimas do que terá sido um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS, na sigla inglesa). Explicado em linguagem corrente, este tipo de ataque consiste no acto de inundar um serviço com tanta informação que acaba por bloquear o site destinatário. Os efeitos foram sentidos entre as 7h e as 9h de Nova Iorque (12h e 14h de Portugal continental) e, mais tarde, pelas 18h portuguesas. 

Foto
Mapa com as zonas do mundo afectadas pelos ataques informáticos DOWNDETECTOR.COM

A Casa Branca já informou que se mantem atenta ao desenrolar dos acontecimentos. Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos e o FBI esclareceram já que estão a investigar a causa destes ataques, informou a Reuters. À NBC news uma fonte dos serviços de inteligência americanos revelou, no entanto, que as suspeitas de envolvimento por parte da Coreia do Norte foram descartadas. 

Também à CNBC um oficial senior da inteligência americana afirmou que este é um típico caso de "vandalismo de Internet" e que, nesta altura, não aparenta ser um ataque orquestrado por um Estado.

Ainda não se conhece a autoria desta acção. No entanto, o incidente desta sexta-feira, que provocou os maiores estragos na costa leste dos Estados Unidos, ocorre num contexto de elevada tensão política entre os Estados Unidos e a Rússia. Na semana passada, a cadeia de televisão NBC noticiou que a Casa Branca solicitou à CIA planos para um ataque informático de grandes dimensões contra a Rússia. Dias antes, em entrevista ao programa televisivo Meet the Press, o vice-presidente norte-americano, Joe Biden, disse que Washington iria “enviar uma mensagem” a Moscovo, sugerindo uma acção de guerra cibernética.

Sugerir correcção
Comentar