Directores das escolas já podem contratar funcionários em falta
Directora-geral da Administração escolar já autorizou contratação. Carência de funcionários levou a que várias escolas do país tivessem decidido encerrar as suas portas.
Os directores já podem contratar os 300 funcionários em falta nas escolas, segundo um despacho publicado esta quinta-feira em Diário da República que veio autorizar a contratação de assistentes operacionais.
O diploma, assinado pela directora-geral da Administração Escolar, autoriza a delegação de poderes para que os directores escolares possam contratar funcionários a termo resolutivo.
A carência de funcionários levou a que várias escolas do país tivessem decidido encerrar as suas portas alegando falta de condições e até risco de segurança para os seus alunos.
Na semana passada, o Ministério da Educação veio então autorizar a contratação de 300 novos funcionários para as escolas para dar resposta a "necessidades urgentes" que tinham sido identificadas e mapeadas pela Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.
"O Ministério da Educação avança com o primeiro reforço de assistentes operacionais nas escolas. O processo de contratação de 300 destes trabalhadores não docentes já está desbloqueado e vai responder a uma parte substancial das questões sinalizadas pelas escolas", adiantou o ministério em comunicado datado de 11 de Outubro.
Segundo o levantamento feito por vários sindicatos que representam os funcionários das escolas, no início do ano faltavam de cerca de seis mil trabalhadores nos estabelecimentos de ensino.