Datas-chave da comissão parlamentar de inquérito à Caixa
A Comissão nasceu em Junho e deverá ser suspensa até 2017.
24/06
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
24/06
O Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, que começou por ter dúvidas em relação à legalidade de um inquérito parlamentar que incidisse sobre um processo de recapitalização anunciado (mas ainda não realizado), acabou por dar luz verde à constituição da Comissão Parlamentar de Inquérito à CGD, aceitando o requerimento do PSD e do CDS. Para permitir a viabilização da CPI, a direita focou-se nos “factos que fundamentam a necessidade da recapitalização.”
28/07
No dia da audição do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, o presidente da comissão, José Matos Correia, referiu-se pela primeira vez às dificuldades que a CPI estaria a enfrentar para ter acesso à informação entretanto solicitada. “Várias entidades têm invocado quer o sigilo profissional quer o sigilo bancário” disse.
28/07
Mário Centeno foi o terceiro a ser ouvido na comissão de inquérito. Esta reunião perdeu algum tempo a discutir a diferença semântica entre “desvio” e “buraco” a propósito de três milhões de euros a mais necessários para a recapitalização do banco. “Por análise da diferença entre o resultado operacional previsto inicialmente e o esperado para o final do plano de restruturação em 2017, a perspectiva é de uma diferença de cerca de 3000 milhões de euros. Foi a este desvio que me referi. É uma diferença entre um plano e a sua execução.”
28/09
O actual presidente da CGD foi o único a ser ouvido na comissão de inquérito depois das férias do Verão. Nessa audição, António Domingues disse que só aceitou o convite para gerir o banco depois de constatar que (junto do BCE e DG COMP) ”que era possível recapitalizar a CGD fora do regime de ajudas de Estado”.
07/10
Reunião que permitirá aprovar o requerimento a enviar ao tribunal para obrigar as entidades a entregarem os documentos solicitados pelos deputados.