Cerca de 100 imigrantes protestam à porta do SEF Lisboa

Utentes manifestam-se contra o tempo de espera por uma Autorização de Residência em Portugal.

Foto
patricia martins

Cerca de 100 pessoas estão concentradas desde da manhã desta quinta-feira à porta da Direção Regional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), em Lisboa, para protestaram contra o serviço prestado aos imigrantes, como o tempo de espera por uma Autorização de Residência em Portugal.

Fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP confirmou à agência Lusa que estão concentradas junto às instalações de Lisboa do SEF, na Avenida António Augusto de Aguiar, cerca de 100 pessoas.

A presidente do Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SINSEF), estrutura que representa os funcionários não policiais do SEF, disse à Lusa que o protesto foi organizado por utentes deste serviço, que se queixam do tempo de espera para serem atendidos e da demora de resposta aos processos.

Manuela Niza Ribeiro adiantou que um imigrante espera, entre seis a nove meses, para obter uma Autorização de Residência, documental fundamental para viver em Portugal.

A presidente do sindicato justifica esta demora com a falta de funcionários administrativos, considerando que actualmente o SEF "é apenas uma polícia de imigração", estando a descurar-se todo o resto, como pedidos e renovações de autorizações de residência e vistos para estrangeiros.

Manuela Niza Ribeiro afirmou que teve conhecimento do protesto através dos associados do sindicato que trabalham neste local.

A agência Lusa contactou a direcção do SEF, mas até ao momento ainda não obteve qualquer resposta.