PSD escolhe José Eduardo Martins para coordenar programa eleitoral em Lisboa
Ainda sem candidato à câmara, sociais-democratas apostam num crítico da liderança de Passos Coelho para preparar as propostas do partido para as eleições locais de 2017
A concelhia de Lisboa do PSD escolheu o ex-deputado José Eduardo Martins, um crítico da actual liderança do PSD, para coordenar o programa eleitoral autárquico do partido para a câmara da capital, nas eleições locais do próximo ano.
Desta forma, o PSD afasta, aproximando, o militante que durante algum tempo foi apontado como possível candidato do partido à Câmara de Lisboa. Em Abril, no Congresso do PSD, em Espinho, o ex-ministro José Pedro Aguiar Branco desafiou Martins e Pedro Duarte, ambos críticos da actual liderança social-democrata, a candidatar-se, respectivamente, às câmaras de Lisboa e Porto. José Eduardo Martins vai agora dedicar-se a discutir ideias e políticas para o futuro da capital.
O presidente da concelhia, Mauro Xavier, elogia o perfil e currículo de Eduardo Martins, de 46 anos, que foi secretário de Estado nos governos de Durão Barroso (Ambiente) e de Pedro Santana Lopes (Desenvolvimento Regional). O líder do PSD-Lisboa afirma que a “forma de pensar bem com o currículo" de José Eduardo Martins "têm sido um bom exemplo de dedicação à causa pública”.
Ao PÚBLICO, Mauro Xavier desvalorizou o facto de o partido ter optado por avançar já com o nome do coordenador autárquico para Lisboa sem ainda ter encontrado um candidato para protagonizar a lista dos sociais-democratas à câmara. “Agora é o momento de discutirmos as ideias e os projectos para Lisboa e para as 24 juntas de freguesias do concelho”, disse o dirigente, mostrando-se “muito contente” por Eduardo Martins ter aceitado o convite.
O líder concelhio desvaloriza o facto de o partido não ter ainda o seu candidato a Lisboa, referindo que no PSD não há candidatos anunciados em nenhuma autarquia. “O timing definido pelo presidente do partido [Passos Coelho] para a escolha dos candidatos a presidente de câmara para as eleições autárquicas não é este. Este é o timing para o partido começar a discutir ideias para o futuro de Lisboa”.
José Eduardo Martins, advogado de profissão, trabalha no mesmo escritório de advogados que Marques Mendes, em Lisboa. O agora indicado coordenador do programa autárquico do partido à Câmara de Lisboa é sócio do escritório Abreu Advogados, no qual Marques Mendes é consultor.
O programa eleitoral do PSD-Lisboa deverá estar concluído a 31 de Março do próximo ano. Na segunda-feira será lançada a plataforma lisboacomfuturo.pt.