Portugueses continuam a preferir o carro em detrimento dos transportes públicos
Estudo europeu indica que menos de 9% dos inquiridos admite utilizar como meio de transporte principal a bicicleta ou os transportes públicos, sendo o automóvel utilizado por mais de 70% dos portugueses.
O meio de transporte mais utilizado pelos portugueses continua a ser o automóvel. Segundo um inquérito europeu sobre as atitudes de segurança dos automobilistas, o European Survey of Road users’ safety Attitudes, 70,4% dos inquiridos afirmam que o carro é o seu principal meio de deslocação, tanto como condutor como passageiro.
O valor registado pelo projecto desenvolvido em 17 países europeus mostra que Portugal está 8,9% acima da média registada, colocando o país como um dos que mais utiliza este tipo de veículo, entre os países inquiridos.
A utilização dos transportes públicos, por sua vez, encontra-se abaixo da média europeia (9,8%), apenas 8,7 % dos inquiridos confirmou que utiliza este meio como principal forma de transporte. No entanto, 30% dos portugueses afirma que os transportes públicos estão entre as três primeiras opções quando se têm de deslocar, ainda assim o valor é inferior à média que regista 38%.
Para José Miguel Trigoso, presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP), estes dados “confirmam a tendência expectável" de que "os portugueses continuam a preferir mais o automóvel do que a média dos países europeus”.
Relativamente à utilização de meios de transporte mais sustentáveis, como é a bicicleta, apenas 0,2% dos inquiridos admite utilizá-la como primeira opção nas suas deslocações, por sua vez, 7,6% dos portugueses diz que a bicicleta está entre os três meios de transportes privilegiados, no entanto, estes valores são muito inferiores à média europeia de 4,8% e 24,9% respectivamente.
O presidente da PRP acrescenta ainda em comunicado que os portugueses “são resistentes a meios de transporte mais sustentáveis para o ambiente, como os transportes públicos e a bicicleta”. Por isso, o organismo defende que “disponibilizar mais, melhores e mais baratos transportes públicos e promover a utilização da bicicleta de forma racional e segura como meio de transporte alternativo é imperioso”.
Texto editado por Pedro Sales Dias