Ryanair poderá começar a voar para a Madeira dentro de "um a dois anos"

Michael O'Leary, presidente da companhia de aviação "low-cost" afirmou que quer liderar o mercado português ultrapassando a TAP

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REUTERS/Clodagh Kilcoyne

O presidente executivo da Ryanair, Michael O'Leary, afirmou hoje que "não ficaria surpreendido" se a companhia aérea irlandesa de baixo custo começasse a voar para a Madeira dentro de um a dois anos. "Estamos a estudar e a falar com o Funchal e a Terceira [uma das ilhas dos Açores]. Pensamos que poderia haver uma melhor oportunidade na ilha Terceira, mas não ficaria surpreendido se começássemos a voar para a Madeira dentro de um a dois anos", disse o responsável numa conferência de imprensa, em Lisboa, para a apresentação do calendário da Ryanair para o verão de 2017. Michael O'Leary referiu ainda que a Ryanair quer liderar o mercado português, ultrapassando a TAP.

"Queremos ultrapassar a TAP a curto prazo", disse o presidente executivo da companhia aérea, que afirmou que actualmente a transportadora ocupa o 2.º lugar no mercado português, depois da TAP, com 9,5 milhões de passageiros transportados de e para Portugal.

O gestor referiu também que a Ryanair tem "vindo a encurtar a distância para a TAP nos últimos anos" e que espera duplicar o número de passageiros "nos próximos cinco a dez anos", para os 18 milhões.

Sobre os planos da Ryanair no mercado nacional, Michael O'Leary, divulgou o calendário de verão para Lisboa, no qual se destacam cinco novas rotas para Bolonha, Glasgow, Luxemburgo, Toulouse (a única rota diária das novas cinco) e Breslávia.

Com este reforço, a Ryanair espera transportar três milhões passageiros por ano com partida ou destino em Lisboa, isto é, mais 13% (350 mil passageiros) até 2017.

A aposta no reforço das rotas no aeroporto de Lisboa vai possibilitar à Ryanair competir directamente com a TAP, à excepção das rotas de Glasgow (Escócia) e Breslávia (Polónia), que não fazem parte do portefólio da companhia portuguesa.

Quanto ao aeroporto de Faro, a Ryanair irá reforçar o seu portefólio de 24 para 32 rotas no próximo verão, abrindo rotas para Aberdeen, Cardiff, Hamburgo, Londres, Marselha, Newcastle, Newquay e Varsóvia.

A companhia irlandesa vai passar a transportar 2,4 milhões de passageiros por ano, mais 19% (375.000 passageiros) neste aeroporto do Algarve.