Santos Silva quer questionar homólogo iraquiano sobre caso de Ponte de Sor
Iraque continua sem responder a pedido de levantamento de imunidade diplomática de agressores.
O levantamento da imunidade diplomática aos filhos do embaixador iraquiano que, a 17 de Agosto, agrediram com violência um jovem de 15 anos em Ponte de Sor será tema de uma reunião que o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, terá com o seu homólogo iraquiano em Nova Iorque ainda este mês.
O encontro ocorrerá no decurso da semana ministerial da Assembleia Geral das Nações Unidas, que terá lugar entre os dias 19 e 23 de Setembro. Dela dá conta uma nota de imprensa emitida esta sexta-feira pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros português, destinada a fazer um ponto da situação sobre as diligências diplomáticas no caso do espancamento do jovem.
“Na sequência do pedido do levantamento da imunidade diplomática apresentado no passado dia 25 de Agosto, foram já realizadas diligências junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Bagdad e junto da embaixada do Iraque em Lisboa, solicitando urgência na obtenção de uma resposta por parte das autoridades iraquianas”, refere essa nota. “Foi, além disso, agendada uma reunião entre os ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e do Iraque, a realizar em Nova Iorque”, acrescenta o mesmo comunicado de imprensa. O ministério de Santos Silva não teve, até agora, qualquer resposta às suas diligências.
A família da vítima tenciona pedir uma indemnização ao diplomata, quando souber a extensão dos danos provocados. Segundo o seu advogado, Santana-Maia Leonardo, a recuperação do jovem está a acontecer mais depressa do que se esperava.