Guterres em primeiro debate para escolha de secretário-geral da ONU
A ONU transmite esta noite o primeiro debate entre candidatos a secretário-geral, com a participação de António Guterres, uma iniciativa inédita na história da organização.
O evento começou às 18h e dura até às 21h (entre as 23h e as 2h em Lisboa), e conta com a presença de dez dos 12 candidatos.
"As audiências de todo o mundo vão poder ver, ouvir e seguir a sessão em que os candidatos detalham a sua visão para o impacto que a ONU pode ter na vida dos sete mil milhões de pessoas dos países que representa", disse a directora de comunicação da Al Jazeera, que transmite o evento, Abdulla Al Najjar.
A responsável disse que "os candidatos para este cargo crucial vão discutir os temas que têm efeitos devastadores em todo o mundo, desde guerras civis a terrorismo, refugiados que fogem das suas casas, mudança climática catastrófica entre muitos outros."
Os 10 candidatos presentes foram divididos, através de um sorteio, em dois grupos, que terão uma hora para debater cada um.
Guterres faz parte do primeiro grupo, no qual participam ainda Vesna Pusic, da Cróacia, Susana Malcorra, da Argentina, Vuk Jeremic, da Sérvia, e Natalia Gherman, da Moldávia.
No segundo grupo, participam Helen Clark, da Nova Zelândia, Danilo Turk, da Eslovénia, Christiana Figueres, da Costa Rica, Igor Luksic, de Montenegro, e Irina Bokova, da Bulgária.