Supermercado que vende produtos perto do fim da validade evita 3,5 toneladas de desperdícios

Mais de 90% das encomendas do novo supermercado GoodAfter são feitas para território nacional

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Paulo Pimenta

O supermercado online português GoodAfter, um projecto pioneiro criado para combater o desperdício alimentar, conseguiu atingir no seu primeiro mês de actividade um valor de encomendas superior a 3,5 toneladas de produtos alimentares e não alimentares que se encontravam perto do fim da data de validade.

O supermercado, que distribui para Portugal continental e Espanha, conseguiu assim evitar que uma grande quantidade de bens alimentares fossem deitados ao lixo, correspondendo as encomendas para Portugal a mais de 90% do valor total dos pedidos feitos neste primeiro mês.

Durante o mês de Junho, os mais de 4000 registos obtidos no site são para Chantal de Gispert, co-fundadora do projecto, “a prova de que a população portuguesa, e também a espanhola, estão cada vez mais alerta para a questão do desperdício alimentar”. No entanto, diz a mesma responsável, “é muito importante continuarmos a sensibilizar as pessoas para os vários tipos de prazos de consumo existentes e quais os produtos que podem ser consumidos após a data de consumo preferencial, sem que a sua saúde seja posta em causa”.

A criação do supermercado online nasceu de três ideias principais: a poupança das famílias, o combate ao desperdício alimentar e a educação sobre os prazos de validade dos produtos. A maioria dos produtos comercializados no site estão perto da data de consumo preferencial, o que faz com que sejam vendidos de forma legal e a preços substancialmente inferiores aos praticados pelo mercado — com a aplicação de descontos até 70% —, originando assim uma elevada poupança na factura dos consumidores.

Tal como se explica no site, muitos produtos podem ser consumidos após a data impressa nas embalagens, dependendo do texto que os acompanha. Se o rótulo referir “consumir até”, a data-limite estabelecida deve ser cumprida, pois indica o prazo máximo de consumo a partir do qual os produtos não devem ser consumidos e comercializados por uma questão de segurança alimentar. Já nos casos em que a expressão usada no rótulo seja “consumir de preferência antes de”, trata-se de um prazo mínimo de consumo, data até à qual as marcas asseguram a qualidade do seu produto. Nestes casos, e uma vez que não está em causa a segurança alimentar dos consumidores, é permitido o consumo e a venda destes produtos mesmo após a data indicada.

Até ao final de 2016, os supermercados GoodAfter, que contam com mais de 300 variedades de artigos alimentares e não alimentares em comercialização na sua plataforma, pretendem expandir a quantidade e diversidade de bens disponíveis para consumo, e alcançar um total de 500 alternativas de produtos. Ainda sem data nem local previstos, está também em vista a possibilidade de abertura de um espaço físico.

Texto editado por Tiago Luz Pedro

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