No dia-a-dia das associações que apoiam animais e donos de animais, os produtos de saúde constituem um problema muitas vezes ignorado. Com saúde frágil e tratamentos inexistentes ou descuidados, os medicamentos e outros produtos tornam-se indispensáveis para os patudos, mas difíceis de obter pelo preço.
A pensar nisto, a Animalife — associação de âmbito nacional que combate o abandono de animais — lançou uma campanha de recolha de medicamentos em conjunto com o grupo de farmácias ADDO Pharm, a Farmácia Solidária.
“As associações de protecção animal não têm, infelizmente, capacidade para pagar os medicamentos de que os seus animais precisam”, lê-se no comunicado da campanha. “Nos casos em que estes sofrem de doenças crónicas, a falta de medicação leva a que enfrentem sérios riscos de morrer, além de se encontrarem em sofrimento constante.”
Até 31 de Julho, qualquer pessoa pode comprar artigos de saúde animal e deixá-los a cargo da farmácia [vê aqui a lista de estabelecimentos aderentes], que depois se encarregará de os entregar à Animalife. A associação ficará responsável, depois, pela distribuição “por famílias carenciadas e pessoas sem abrigo” que apoia, bem como por “centenas de outras associações nacionais de recolha e protecção animal”.
Cada farmácia tem disponível uma lista dos produtos mais necessários e é ainda possível levar de casa artigos que dela constem, desde que em boas condições e dentro da validade.