Os fantásticos adeptos irlandeses já ganharam o Euro
Cântico a avançado da Irlanda do Norte que ainda não jogou transforma-se em hino não oficial do Euro 2016. Os adeptos em França estão sempre em festa.
Will Grigg, avançado da Irlanda do Norte que joga no modesto Wigan, da terceira divisão inglesa, é já uma das grandes figuras do Euro 2016. Ainda não saiu do banco de suplentes, mas a canção que os adeptos, “os rapazes de verde”, lhe dedicaram é já uma espécie de hino não oficial do campeonato. Mas a acção dos adeptos irlandeses durante o Euro não se fica pelo cântico a Grigg. Eles têm feito um espectáculo dentro do espectáculo que está a deliciar todos os adeptos do futebol.
Will Grigg’s on fire, assim se chama o cântico, foi criado por um adepto inglês em meados do ano passado, depois de o jogador ter marcado 25 golos pelo Wigan que muito ajudaram o clube a subir à terceira divisão inglesa.
Esse adepto resolveu agradecer a Grigg os golos marcados com uma canção. Fez a letra, que, claro, é um hino ao jogador, colocou-lhe como som de fundo a da música Freed from desire da cantora italiana Gala e partilhou o vídeo da Internet.
Os adeptos da Irlanda resolveram levá-la para o Europeu de França e cantam-na nas ruas e nos estádios de França desde o primeiro dia do Euro. De França passou para os pubs irlandeses e para o mundo. Os ingleses até já adaptaram a música para a sua selecção criando Vardy's on fire, um hino ao avançado da equipa.
O jogador já afirmou que “é maravilhoso” ouvir o cântico em França e garantiu que todos os lucros que obtiver irão para obras de caridade.
Mas não é só a canção que está a dar destaque aos “rapazes de verde” da Irlanda do Norte. É que eles, mas também os fãs da República da Irlanda, têm feito de cada dia que estão em França uma festa.
Sempre às centenas, já cantaram canções de amor às mulheres da polícia francesa, uma francesa que filmava a sua festa também foi alvo de uma serenata e até já levaram a polícia a entrar num duelo musical para os tentar retirar de um túnel onde não deviam estar.
Nesta terça-feira, a Irlanda do Norte joga com a Alemanha e ainda sonha com a passagem aos oitavos-de-final. Alemães e polacos estão na frente com quatro pontos, seguidos pela Irlanda do Norte com três. “Will Grigg está de pé quente, as defesas estão aterrorizadas”, vai ouvir-se de certeza.