A Majora está a renascer e junta no tabuleiro biólogos, músicos e aventureiros

A mítica marca de brinquedos regressa este ano com novos jogos. Os tempos da antiga fábrica do Porto ficaram para trás, mas não os 77 anos de história da Majora. Há novos parceiros, regressam os clássicos de tabuleiro e já se pensa na expansão para Espanha.

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Da antiga fábrica, no Porto, fundada em 1939, saíram clássicos como o Jogo da Glória, a Roda da Sorte ou o Mikado DR

Aos oito, nove anos, Élio subia ao sótão do prédio, junto ao elevador, para brincar com os vizinhos pequenos. Foram muitas as brincadeiras na Marinha Grande e muitas a jogar ao Sabichão. Gostava de testar os conhecimentos com o mítico jogo de tabuleiro da Majora, famoso pelo boneco mágico que “tudo sabe e a tudo responde com exactidão”. Os miúdos giravam o boneco à volta de dois círculos – um de perguntas e outro de respostas – e no momento de verificar se tinham acertado, o sabichão, através da mecânica do brinquedo, rodava em torno das respostas e, com um ponteiro na mão, indicava a certa.

Era um desafio. Mas o que mais divertia Élio era “enganar” o Sabichão. “Arranjava uma forma de o boneco apontar para uma resposta errada e dizia: ‘Ah, afinal não sabes tudo!’”. Estava longe de imaginar que, anos mais tarde, seria ele próprio o autor de muitas das perguntas do novo Sabichão, um dos clássicos que a Majora se prepara para relançar no próximo Natal.

Aos 77 anos, a empresa de brinquedos fundada no Porto por Mário José António de Oliveira está em plena reinvenção. Depois das dificuldades financeiras que ditaram o encerramento da fábrica e o fim da actividade em 2013, o fundo de investimento Edge Ventures (holding da empresa The Edge Group, do investidor José Luís Pinto Basto) comprou as marcas e o espólio ao Montepio (credor da Majora) em 2014 e relançou o projecto. Um investimento de 600 mil euros na compra dos activos e um milhão de euros na estratégia de relançamento, com o objectivo de facturar um milhão de euros ao fim do primeiro ano de regresso ao mercado.

Este é o ano do relançamento de uma empresa que acompanhou gerações: a Majora nasceu em ditadura, afirmou-se nos anos 1950, atravessou todo o Estado Novo (e o espólio ilustra bem como os jogos reflectiam e inculcavam os princípios sociais e culturais do regime), chegou ao 25 de Abril, passou pelo processo de consolidação da democracia portuguesa, pela integração da economia no mercado único, pelo alargamento da concorrência global até ao encerramento da fábrica em Março de 2013.

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O Sabichão é um dos jogos que vai ser relançado. A nova imagem ainda não é conhecida Patrícia Martins

Ainda que nunca tenha saído das prateleiras porque o stock de jogos ainda existe, regressa agora. A actividade deixou de estar no Porto. A nova sede é nos escritórios do The Edge Group, num centro de negócios de Lisboa ao lado de outras empresas. No open space do grupo, repousam alguns caixotes de papelão repletos de jogos antigos, muitos deles com peças misturadas de vários brinquedos. São uma inspiração para a renovada Majora.

E se os tempos da fábrica fundada no Porto em 1939 ficaram para trás, não foi esquecida a história da empresa que editou o Mikado, o Jogo da Glória, a Roda da Sorte, a Fisga Lança-Ventosas ou O Martelo Lança Discos. Pelo contrário. Este ano, a Majora vai lançar 33 jogos – 22 são novos e 11 são reedições de clássicos que ao longo das décadas reuniram à mesa pais, filhos, avós, netos, primos, amigos, tios, sobrinhos… E estão de regresso alguns dos jogos emblemáticos – o Sabichão, o Jogo da Glória, As Sílabas, o Loto, as Damas, o Ludo, o Desafio, as Cartas de Jogar, os Números, as Letras e as Profissões.

Cortar perguntas

Élio Vicente, 44 anos, é hoje biólogo marinho no Zoomarine de Albufeira e não pestanejou quando lhe falaram em criar perguntas sobre animais e ciências biológicas para o Sabichão. Foi como um regresso ao sótão do prédio. Quem o foi desafiar foi José Matos, bastonário da Ordem dos Biólogos, uma das instituições que está a colaborar com a empresa. Com tantas perguntas para fazer, a CEO da nova Majora, Catarina Jervell, foi à procura de instituições e empresas de diferentes áreas para elaborar perguntas e fazer a respectiva revisão científica. E aos biólogos juntaram-se músicos, astrónomos, desportistas e outros aventureiros…

Nesta nova fase da empresa, a palavra de ordem foi passar a trabalhar em rede. Não só na concepção dos jogos, mas também no processo de fabrico. A Majora já não tem uma fábrica própria. A produção dos jogos está em Lisboa, e a impressão é feita através de fornecedores. Os jogos a lançar no Natal são produzidos em gráficas em Portugal, Reino Unido e Polónia, ficando a distribuição das encomendas centralizada num armazém em Torres Vedras.

Catarina Jervell quis começar o relançamento pelos jogos de tabuleiro, a imagem de marca da Majora. O conhecido logótipo em triângulo, combinando o amarelo, o vermelho e o azul, mantém-se, mas há uma nova composição das peças do tangram dentro desse triângulo, agora com duas figuras a brincar. A reedição dos jogos tradicionais não terá uma linha vintage, mas um novo desenho gráfico que, acredita a CEO, vai trazer de volta muitas memórias.

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Quartetos Rimados, um dos jogos antigos com “quadras populares portuguesas” DR

O novo Sabichão é o exemplo desta construção em rede. Para o jogo também foi pensado um novo desenho gráfico, “mais apelativo para as crianças dos dias de hoje”, diz Jervell. A imagem está guardada a sete-chaves até o jogo chegar às prateleiras. Mas já se sabe que desta vez o boneco não vem sozinho, traz consigo “uma turma de amigos”, ligados às temáticas do jogo: ciências, animais, música, desporto, história, geografia, astros e exploração espacial.

Nas perguntas e respostas do Sabichão colaboraram instituições como o Planetário Calouste Gulbenkian, a Ordem dos Biólogos, a Outside (empresa de promoção de actividades desportivas ao ar livre), o projecto educativo Foco Musical e a Nutri Ventures (empresa que promove a alimentação saudável através do entretenimento infantil e da qual o The Edge Group é accionista).

“Nenhuma empresa é uma ilha e por isso fomos procurar parceiros”, frisa Catarina Jervell, enquanto alguns dos novos criativos partilham com o PÚBLICO a experiência de fazer jogos de tabuleiro. Élio Vicente e José Matos, da Ordem dos Biólogos, José Bóia, CEO da Outside, e Cláudia Rodrigues, directora de vendas da Nutri Ventures, elaboraram perguntas para o Sabichão.

Quando o bastonário da Ordem dos Biólogos começou a pensar no desafio para crianças e jovens, procurou que elas não fossem uma repetição do que aprendem na escola, mas um complemento. E também ele foi buscar a sua experiência de jogador para elaborar as perguntas. “Como tinha muito boa memória do tipo de questões de que não gostava (as muito maçudas, como ‘Quantos ossos tem o corpo humano?’), procurámos perguntas que agucem a curiosidade”, explica.

O Sabichão exigiu dos autores um enorme poder de síntese, porque as perguntas e as respostas têm de caber dentro de uma pequena bola. E muitas tiveram de ser eliminadas porque o texto, para estar devidamente enquadrado, não podia ser tão curto. José Matos recorda uma pergunta que ficou de fora por causa do número limitado de caracteres: “Por que é que, por mais que lavemos os dentes à noite, acordamos todos os dias com mau hálito? É este tipo de perguntas que leva os jovens a gostar da biologia, que lhes dá a resposta”.

Próximo passo: exportar

José Bóia, professor de educação física e CEO da Outside, vê “potencial na linha de actividades ao ar livre”. A Majora já produziu raquetes de pingue-pongue, tacos de hóquei, badminton e jogos de tabuleiro sobre desportos, e quer voltar a apostar em jogos que desenvolvam a motricidade das crianças. À Majora, a Nutri Ventures trouxe mais um desafio: desenvolver ideias “que nos convidem a combater o sedentarismo”, pontua Cláudia Rodrigues, directora de vendas da empresa de entretenimento infantil.

O novo projecto arrancou em Setembro. O próximo passo será desenvolver a estratégia de internacionalização, a começar com a entrada no mercado espanhol em 2017. Há mercado por explorar: Portugal importa muito mais brinquedos do que vende ao estrangeiro (em 2015 foram exportados brinquedos, jogos e artigos para divertimento no valor de 76 milhões de euros, enquanto as importações chegaram aos 312 milhões de euros).

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Exposição da Majora no Espaço Amoreiras - Centro Empresarial, em Lisboa DR

Os jogos digitais para crianças vieram para ficar – e a estratégia da Majora também vai passar por aí – mas os jogos de tabuleiro “são importantes para criar um trade-off” e “um ponto de coesão e proximidade familiar”, salienta Catarina Jervell.

A Majora está ao mesmo tempo a trabalhar na estratégia digital para o próximo ano, área em que a antiga marca chegou a entrar, quando lançou uma app comemorativa dos 50 anos do Sabichão. “Não será uma aplicação individualizada com um jogo único”, mas “um programa de conteúdos interactivos”, para smartphone e tablets, que Catarina Jervell não quer revelar neste momento. A aplicação está a ser desenvolvida com a garantia de que “as crianças não correm o risco de serem invadidas por conteúdo inadequado para a sua idade”.

Para já, regressam os jogos que não precisam de bateria. E agora que as perguntas do Sabichão já estão prontas, Élio Vicente está à espera que chegue o Natal para voltar aos jogos de tabuleiro. Pode ser um regresso ao sótão e certamente vai recordar o que guarda desses tempos: “Estar com as pessoas, partilhar imaginários, promover conversas”.

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