Actor de Star Trek morre esmagado pelo próprio carro
Actor americano rodou com Jarmusch, Jodie Foster ou Joe Dante. Tinha 27 anos e morreu num bizarro acidente, poucas semanas antes da estreia do novo Star Trek.
Anton Yelchin, mais conhecido pelo seu papel como Pavel Chekov no relançamento da série Star Trek sob J. J. Abrams, morreu na manhã de domingo num bizarro acidente em Los Angeles. O actor, apenas com 27 anos de idade, foi encontrado morto junto a casa, preso entre o seu próprio carro e uma caixa de correio em tijolo. A sua morte apanhou de surpresa amigos e colegas, com os seus companheiros no elenco de Star Trek como John Cho (Hikaru Sulu) e Karl Urban (Bones McCoy) a dizerem-se “incrédulos” nas redes sociais.
Nascido em Leninegrado (actual São Petersburgo) na então ainda União Soviética, Yelchin tinha apenas seis meses quando veio para os EUA com os pais, patinadores artísticos que pediram asilo político. Ao longo da sua curta carreira, iniciada na televisão quando tinha apenas nove anos, atravessou sem problemas as fronteiras entre os grandes estúdios e as produções independentes. Foi nestas últimas que teve as suas participações mais aclamadas, como em Like Crazy, de Drake Doremus, ou Só os Amantes Sobrevivem, de Jim Jarmusch, embora o grande público o conheça por Star Trek ou por Exterminador Implacável: A Salvação, em que contracenava com Christian Bale. (Emprestou também a voz às versões originais dos recentes filmes dos Smurfs.)
O seu primeiro grande papel no cinema foi numa adaptação de Stephen King, Corações na Atlântida, com Anthony Hopkins, e ao longo dos anos trabalhou com nomes como Jodie Foster (O Castor), Paul Schrader (Vingança ao Anoitecer) ou Joe Dante (Como Enterrar a Ex). Yelchin surgiu no grande écrã pela última vez em Green Room, de Jeremy Saulnier, no papel de um integrante de uma banda hardcore testemunha de um crime, mas o actor tinha já rodado cinco outros filmes completados ou em pós-produção. Entre eles estão o terceiro filme de Star Trek, Além do Universo, dirigido por Justin Lin e que estreará em Agosto, e Porto, do documentarista brasileiro Gabe Klinger, rodado naquela cidade portuguesa com produção da Bando à Parte de Rodrigo Areias e produção executiva de Jim Jarmusch.