PSP apreende 32 quilos de haxixe e detém 12 pessoas
Operação, que implicou realização de 28 buscas, resultou na apreensão de mais de 12 mil euros em dinheiro e sete viaturas.
A Polícia de Segurança Pública anunciou esta sexta-feira a apreensão de 32 quilos de haxixe (suficientes para 160 mil doses individuais) e deteve 12 pessoas, no âmbito de uma operação de combate ao tráfico de estupefacientes. A operação foi levada a cabo pela Divisão de Investigação Criminal da PSP do Porto quinta-feira. Os agentes fizeram 28 buscas no Porto, Rio Tinto, Gondomar, Viana do Castelo e Águeda.
Os detidos, todos do sexo masculino e com idades entre os 26 e 51 anos, foram presentes já esta sexta-feira a um juiz do Tribunal de Instrução Criminal do Porto. Os interrogatórios ainda estão a decorrer pelo que não estão ainda determinadas as medidas de coacção a que os arguidos ficarão sujeitos durante o decorrer do inquérito.
“De salientar ainda que no âmbito da referida investigação que durava há cerca de dois anos, se veio a verificar que os suspeitos para além da actividade desenvolvida junto de alguns aglomerados habitacionais da área metropolitana do Porto, se dedicavam ainda ao tráfico de estupefacientes, desde a zona centro do país (Coimbra e Águeda) até às áreas de Vila do Conde e Viana do Castelo”, refere o Comando Metropolitano do Porto, em comunicado.
Além do haxixe, a PSP apreendeu cocaína suficiente para 92 doses individuais, 577 frascos de metadona, 12.780 euros em dinheiro e sete viaturas, quatro de gama alta. Foi ainda apreendida uma pistola, vários telemóveis e várias balanças de precisão usadas na venda directa da droga.
Esta investigação, numa fase inicial, já tinha dado origem a uma outra operação, que culminou com a detenção de 13 suspeitos, três dos quais ficaram em prisão preventiva. Nessa altura foram apreendidos mais de 26 quilos de droga, entre heroína, cocaína, haxixe e liamba.