Já estão abertas as candidaturas para o concurso “Martelinhos de São João”, promovido pela Fundação da Juventude. Nesta que é a 5.ª edição há quatro categorias a concurso, num total de 6.000 euros em prémios.
Os martelos de São João podem ser recriados em trabalhos que integrem 2D, objecto e vídeo. O projecto mais criativo em cada uma destas três categorias recebe 1.000 euros; o segundo mais votado recebe 500 euros.
A novidade da edição de 2016 é a categoria de instalação artística urbana, com um prémio único de 1.500 euros atribuído pela Porto Lazer. “O projecto criativo permitirá explorar novas perspectivas sobre o contexto urbano, experimentar e testar soluções criativas relacionadas com a festa de São João enquanto expressão do património cultural e imaterial”, lê-se na apresentação do concurso. Os martelos de São João serão, obrigatoriamente, o ponto de partida para a obra em espaço urbano.
As candidaturas devem ser enviadas até 3 de Maio, no caso da instalação artística urbana. O prazo para as outras três categorias termina mais tarde, a 20 de Maio. O concurso é aberto a todos os cidadãos, independentemente da idade e da nacionalidade, desde que residam em Portugal. À intervenção em espaço urbano “apenas se poderão candidatar artistas, arquitectos e designers, ou estudantes do ensino superior destas áreas, portugueses ou estrangeiros”, lê-se no regulamento.
No site da Fundação da Juventude é possível encontrar os documentos necessários ao processo de submissão de propostas, como a silhueta base do martelo. As 250 propostas seleccionadas vão estar em exposição no Palácio das Artes, no Porto, de 10 a 6 de Julho. Já a instalação artística pode ser visitada entre 10 e 26 de Junho, no Largo de São Domingos.
Os vencedores das categorias 2D, objecto e vídeo são conhecidos a 31 de Maio. Já a instalação urbana escolhida é anunciada a 11 de Maio.