As selecções nacionais de futebol têm finalmente uma casa
Inauguração da Cidade do Futebol conta com a presença do Presidente da República. Veja como ela é por dentro.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) concretiza, nesta quinta-feira, data do seu 102.º aniversário, uma das suas maiores ambições ao inaugurar a que apelidou de Cidade do Futebol. O espaço, que vai albergar a sede da FPF e os centros técnico e logístico das selecções nacionais de futebol, está localizada no concelho de Oeiras, bem junto ao Estádio Nacional, no Jamor.
A obra, iniciada em Novembro de 2014, teve um custo global de 15 milhões de euros e não necessitou de qualquer comparticipação estatal, tendo sido inteiramente suportada pela FPF, que contou ainda com os contributos financeiros da UEFA e da FIFA.
A infra-estrutura é composta, desde logo, por um Núcleo Central. Aí estão concentradas as áreas públicas – como uma zona de acolhimento, um centro de formação, um centro de conferências e o restaurante – e as áreas de trabalho dos departamentos da FPF, bem como a presidência.
O Centro Técnico de Futebol distribui-se por dois pisos. Inclui três campos de treino, um campo de treino para guarda-redes, cinco núcleos de balneários principais, além de ginásio, centro de hidroterapia e locais de trabalho das equipas técnicas e staff de apoio.
A selecção A e as outras selecções estarão concentradas no piso 1, em ligação directa com os campos de treino, nomeadamente o campo principal, e o sector administrativo da divisão desportiva da FPF, no piso 2. Finalmente existe uma bancada.
O Centro Logístico constitui um volume autónomo e distribui-se por dois pisos. É o edifício com as áreas de armazenamento de material de treino e equipamentos, arquivo, áreas de apoio ao tratamento e manutenção de campos de treino, lavandaria, o cais de carga, áreas para preparação de viagens e o conjunto de escritórios destinado ao trabalho das equipas de manutenção e segurança. No mesmo edifício, mas com acesso independente, está instalado o Centro de Imprensa da FPF.
O projecto de arquitectura é da responsabilidade do atelier RISCO.