Participação das mulheres em missões internacionais entre os 4 e os 7%

Foto
Militares do Depósito Geral de Material do Exército foram para a formatura de barriga vazia NUNO FERREIRA SANTOS

A percentagem de mulheres em missões internacionais das Forças Armadas portuguesas ficou entre os 4 e os 7% nos últimos quatro anos, segundo dados do ministério da Defesa.

Em 2011, contavam-se 79 mulheres num total de 1088 militares em missões no exterior, o valor mais elevado desde há quatro anos, correspondendo a 7,2%, enquanto em 2015 a participação feminina ficou nos 6,6 %, 97 mulheres em 1451 militares.

O número mais baixo dos últimos quatro anos é de 2014, ano em que participaram apenas 38 mulheres nas missões portuguesas no estrangeiro e 774 homens. No ano anterior, a percentagem também se ficou pelos 7%, representando 88 mulheres no total de 1245 militares.

A participação das mulheres nas missões internacionais das Forças Armadas é o tema de uma conferência promovida pela comissão parlamentar de Defesa Nacional, que se realiza terça-feira, Dia Internacional da Mulher, na Assembleia da República.

A investigadora do Instituto da Defesa Nacional Helena Carreiras, que tem vários trabalhos publicados nesta área, e representantes dos três ramos das Forças Armadas vão intervir na conferência, que será encerrada pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Pina Monteiro.

No total do número de efectivos das Forças Armadas, a participação das mulheres nunca ultrapassou os 14%, desde 2008, indicam dados do ministério da Defesa Nacional. O ano passado, esta participação foi de 11%: num efectivo de 29.563 militares, 3.260 são mulheres.