Costa com primeiros-ministros socialistas no Eliseu
Reunião de líderes socialistas para preparar cimeira europeia.
O primeiro-ministro, António Costa, participa no próximo sábado, dia 12 de Março, numa reunião dos chefes de governo europeus socialistas e sociais-democratas destinada a preparar a cimeira europeia de 17 e 18 de Março.
O objectivo da reunião é concertar posições e delinear uma estratégia conjunta para que os governos destes países ajam de forma concertada na cimeira europeia perante assuntos como a preparação do semestre europeu.
Na reunião em que o Presidente francês, François Hollande, é anfitrião, participam além de António Costa e do primeiro-ministro francês, Manuel Valls, o primeiro-ministro de Itália, Matteo Renzi, o primeiro-ministro da Croácia, Zoran Milanovic, o primeiro-ministro de Malta, Joseph Musca, o primeiro-ministro da Roménia, Victor Ponta, e também o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Lofven. Na reunião estará ainda o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz
É a primeira vez que o Palácio do Eliseu se abre para uma reunião de primeiros-ministros do Partido Socialista Europeu. As reuniões de líderes do PPE ocorrem normalmente em paralelo com as cimeiras europeias. Têm sido também realizadas reuniões da Internacional Socialista e do PPE mas juntando sempre´todos os líderes, ou seja, os que ocupam o lugar de primeiro-ministro e os que estão na oposição. A novidade desta reunião é assim também pelo facto de reunir só primeiros-ministros, para além de se realizar sob os auspícios de François Hollande e no emblemático Palácio do Eliseu.
No âmbito da preparação da Cimeira Europeia, o primeiro-ministro terá um jantar com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, a 8 de Março, em Lisboa, aproveitando a vinda de Juncker a Portugal para assistir à posse de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República, que ocorre a 9 de Março.