Rand Paul, o príncipe dos libertários, abandona corrida à Casa Branca

É o segundo candidato do Partido Republicano a desistir após a votação no Iowa. Na corrida estão ainda outros dez.

Foto
Paul chegou a ser visto como o homem que ia dar novo fôlego ao Partido Republicano Joshua Lott/AFP

O senador do Kentucky, Rand Paul, é o mais recente candidato à nomeação pelo Partido Republicano a desistir da corrida.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O senador do Kentucky, Rand Paul, é o mais recente candidato à nomeação pelo Partido Republicano a desistir da corrida.

Paul terminou a votação no estado do Iowa, na noite de terça para quarta-feira, na 5.ª posição, com apenas 4,5% dos votos e um delegado.

"Foi uma grande honra ter lançado uma campanha para a Casa Branca. Hoje, vou terminar como comecei, preparado e com vontade de lutar pela causa da liberdade", lê-se num comunicado assinado pelo agora ex-candidato.

"Por todo o país, milhares e milhares de jovens aderiram à nossa mensagem de intervenção limitada do Governo, privacidade, reforma da justiça criminal e uma política externa sensata."

À imagem do seu pai, Ron Paul (que concorreu em 1988 pelo Partido Libertário e em 2008 e 2012 pelo Partido Republicano), Rand Paul é uma das faces mais conhecidas da corrente libertária do Partido Republicano – uma corrente que defende valores liberais em termos sociais e conservadores em termos fiscais.

Ideias como a redução da intervenção do Estado na vida privada dos cidadãos, mas também na regulação da economia, são bem acolhidas por uma parte significativa do eleitorado mais jovem, e por isso Rand Paul foi visto nos últimos anos como a figura que poderia dar um novo fôlego ao Partido Republicano.

Mas essa esperança não teve tradução em votos no Iowa – o primeiro estado a ir a votos, e importante para decidir quem se mantém na corrida e quem atira a toalha ao chão – e Rand Paul anunciou esta quarta-feira que a sua campanha chegou ao fim.

É o segundo candidato à nomeação pelo Partido Republicano a desistir após a votação no Iowa – o primeiro foi Mike Huckabee, que tentou cativar o eleitorado mais religioso e obteve apenas 1,8% dos votos.

Desde o primeiro debate televisivo entre os candidatos do Partido Republicano, em Agosto do ano passado, já desistiram sete: Lindsey Graham, Mike Huckabee, Bobby Jindal, George Pataki, Rand Paul, Rick Perry e Scott Walker.

Permanecem na corrida dez candidatos: Jeb Bush, Ben Carson, Chris Christie, Ted Cruz, Carly Fiorina, Jim Gilmore, John Kasich, Marco Rubio, Rick Santorum e Donald Trump.

A próxima votação é na terça-feira da próxima semana, no estado de New Hampshire.