Histórico Manuel Göttsching pela primeira vez em Portugal
O músico alemão que influenciou sucessivas gerações da música electrónica vai tocar na íntegra o mítico álbum E2-E4 em Coimbra.
É um pioneiro das electrónicas. Uma figura de culto que influenciou sucessivas gerações. Nunca tocou em Portugal. Mas isso vai mudar a 4 de Março, quando o músico e compositor alemão Manuel Göttsching, 63 anos, se apresentar no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, numa data única, por ocasião do trigésimo aniversário da Rádio Universidade de Coimbra.
O acontecimento ganha contornos ainda mais raros porque o desafio é revisitar na íntegra aquela que é considerada uma das obras-primas da música electrónica, o álbum E2-E4, gravado em 1981 e editado em 1984, que influenciou sucessivas gerações de músicos, de linguagens diversas da música popular como o house, o tecno ou o ambientalismo (de Brian Eno a Todd Terje, dos LCD Soundsystem a The Field). Aquele que foi o mentor nos anos 1970 de projectos como Ashra e Ash Ra Temple, mais direccionados para o rock, haveria nesse disco de encetar uma viragem, criando um disco revolucionário na história da música popular.
Um disco tão mais singular, porque se trata de uma suite sem paragens de quase uma hora de duração, onde a electrónica, o minimalismo, o psicadelismo ou o krautrock alemão dos anos 1970 se conjugam para desenhar uma tapeçaria electrónica hipnótica, em que a repetição de elementos se torna na essência da construção melódica. Composta a partir de caixa de ritmos, sintetizador e uma guitarra, impressiona ainda hoje pela modernidade e pela forma como envolve o ouvinte. Na 1ª parte estará Luís Fernandes, ou seja Astroboy, que apresentará o seu novo disco.