Leonor Teles e Gabriel Abrantes a concurso em Berlim
Há duas curtas portuguesas na competição principal do festival alemão — juntam-se às Cartas da Guerra de Ivo Ferreira.
Mais dois filmes portugueses acabam de ser anunciados para a competição do festival de Berlim, a decorrer de 11 a 21 de Fevereiro próximo. Depois de Cartas da Guerra, de Ivo Ferreira, que estará a concurso para o Urso de Ouro de longas-metragens, Balada de um Batráquio, de Leonor Teles, e Freud und Friends, de Gabriel Abrantes, farão parte da competição oficial de curtas Berlinale Shorts. Foi nesta secção que, em 2012, João Salaviza venceu o Urso de Ouro com Rafa.
Balada de um Batráquio é uma exploração das mitologias da comunidade cigana, que prolonga o trabalho com que Leonor Teles venceu em 2013 o prémio Take One no Curtas Vila do Conde com Rhoma Acans. Trata-se da segunda curta da realizadora e terá estreia mundial em Berlim.
Já Freud und Friends, que terá aqui estreia europeia, é a contribuição do prolífico realizador e artista plástico Gabriel Abrantes para o filme colectivo produzido pelo IndieLisboa em 2014, Aqui, em Lisboa: uma sátira sobre o estado da cultura em Portugal sob a forma de um reality-show conduzido pelo realizador “Herner Werzog”.
Uma outra participação em Aqui, em Lisboa vai também estar em Berlim, mas numa das secções paralelas. Trata-se de L'Oiseau de la Nuit, dirigida pela francesa radicada em Nova Iorque Marie Losier: uma fantasmagoria inspirada pelo artista de travesti Fernando Santos/Deborah Krystal (actor principal no Morrer como um Homem de João Pedro Rodrigues), que será apresentada no Forum Expanded, dedicado ao cinema experimental e trans-media.
Os anúncios de hoje elevam a quatro o número de produções portuguesas este ano presentes no festival alemão, três das quais no concurso oficial. A Berlinale 2016 decorre de 11 a 21 de Fevereiro.