Marcelo apresenta investigadora Maria Pereira como mandatária nacional

Maria Pereira foi distinguida pela Forbes como um dos 30 talentos mundiais com menos de 30 anos, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Foto
Marcelo diz que investigadora "representa tudo” o que quer para a candidatura Foto: Miguel Madeira

O candidato presidencial Marcelo Rebelo de Sousa apresentou nesta segunda-feira a investigadora científica Maria Pereira, de 29 anos, como mandatária nacional da sua candidatura, adiantando que optou por não ter um mandatário para a juventude.

Maria Pereira, investigadora na área da área da biotecnologia e medicina, que actualmente desenvolve a sua actividade em França, foi apresentada como mandatária nacional na cerimónia de inauguração da sede de campanha de Marcelo Rebelo de Sousa, localizada na Rua da Junqueira, junto ao Palácio de Belém, em Lisboa.

O antigo presidente do PSD disse que se trata uma desconhecida para a maioria dos portugueses, "mas não o é lá fora, nos meios mais sensíveis ao que de melhor se faz na ciência e na sua aplicação à tecnologia, como não o é para a informação nacional mais atenta". Maria Pereira foi distinguida pela revista norte-americana Forbes como um dos 30 talentos mundiais com menos de 30 anos, referiu.

"Representa tudo o que eu quero para a minha candidatura", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, considerando que Maria Pereira representa o futuro, a aposta na educação e na ciência defendida pela sua candidatura, e é também um exemplo dos jovens que nos últimos anos partiram para o estrangeiro e um elogio aos emigrantes portugueses.

Segundo um comunicado enviado pela candidatura, Maria Pereira nasceu em Leiria, licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra, doutorou-se no MIT e actualmente investiga numa empresa de biotecnologia em Paris. A nota acrescenta ainda que em 2012 foi considerada pela Novartis uma dos quatro líderes mundiais na sua área; no ano passado a publicação MIT Technology Review nomeou a cientista na sua lista anual de “inovadores com menos de 35 anos”. Também a revista Time, acrescentam ainda, considerou Maria Pereira como uma “líder da próxima geração”.