Quando trocar o carro pela bicla compensa
A Suécia quer reduzir o trânsito em áreas urbanas e usar o dinheiro recolhido das taxas automóveis para ajudar quem anda de bicicleta
O Instituto Real de Tecnologia da Suécia apresentou uma proposta para ajudar a reduzir o trânsito nas áreas urbanas mais congestionadas.
O plano passa por usar os fundos recolhidos nas taxas de congestionamento pagas pelos automobilistas em determinados locais da cidade de Estocolmo para ajudar as pessoas que circulam de bicicleta. O dinheiro apenas pode ser usado para as equipar.
O objectivo é reduzir o tráfego incentivando os cidadãos a deslocarem-se de bicicleta nas áreas urbanas mais congestionadas.
Segundo o Cytilab, actualmente a maioria dos fundos recolhidos com as taxas de congestionamento está a ser utilizada para a construção de uma auto-estrada.
O plano do Instituto Real de Tecnologia da Suécia é aproveitar parte dessas taxas para atribuir uma espécie de “linha de crédito” aos ciclistas para poderem equipar as bicicletas (com pneus, suspensões, guiadores, etc.) ao mesmo tempo que incentivam os restantes cidadãos a trocar os carros pelas bicicletas.
Além disso, o Instituto Real de Tecnologia da Suécia também quer facilitar o transporte de bicicletas nos comboios e a criação de ciclovias de duas pistas para aumentar a segurança dos ciclistas.