Morreu Jorge Afonso, fundador da ESAD e um dos primeiros designers licenciados em Portugal

"Uma personalidade determinante no design em Portugal", fundou uma das escolas de referência no país.

Fotogaleria
Jorge Afonso DR
Jorge Afonso à esquerda, no I Encontro Nacional de Design
Fotogaleria
Jorge Afonso à esquerda, no I Encontro Nacional de Design DR

Em Portugal, como em muitos outros países, ser designer foi uma actividade que só passadas décadas sobre o seu exercício prático ganhou o nome – e a formação – oficial. Jorge Afonso, um dos primeiros licenciados em Design em Portugal, co-fundador da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e que ajudou a desenhar, entre outros, o Jornal de Notícias, morreu quarta-feira no Porto aos 75 anos.

“Jorge Afonso é uma personalidade determinante no design em Portugal: é um dos primeiros oito designers licenciados no país”, escreve a ESAD de Matosinhos em comunicado, e foi professor da Faculdade de Belas Artes do Porto por 20 anos, além de fundador da escola superior de Matosinhos. Mencionando “a força subtil, a agressividade contida, a poética dura, a complexa simplicidade” da personalidade de Afonso, a escola informa que entre alguns dos seus alunos nas Belas-Artes do Porto estão nomes do design contemporâneo português como Eduardo Aires, Rui Mendonça ou Artur Rebelo e Lizá Ramalho (dos R2 Design).

Nascido em Viseu em 1940, ingressou no curso de Design das Belas Artes do Porto, que teve de interromper por 11 anos quando foi destacado pelo serviço militare para Angola – onde ensinaria. Foi nesta década, como escreve Victor M. Almeida em Design Português 1960/1979, que o ensino de Design começa a surgir no país, criando a moldura do ensino formal que até aí faltava – primeiro os cursos de formação da Sociedade Nacional de Belas Artes, depois o IADE com cursos e workshops, mais tarde as Escolas de Belas-Artes de Lisboa e Porto a integrar o Design nos seus currículos; o Ar.Co criaria também na época a área de Design Gráfico, elenca ainda na obra o investigador e professor da Faculdade de Belas Artes de Lisboa Victor M. Almeida.

Após a Revolução de Abril, Jorge Afonso regressou a Portugal e ao seu curso na então Escola Superior de Belas Artes do Porto, actual Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Licenciou-se em 1976 e fez parte dos nomes da geração de 1940 que se destacariam na profissão de designer em Portugal na década de 1970. Além de duas décadas a leccionar na faculdade portuense, Jorge Afonso fundou em 1989 a ESAD com Coelho dos Santos, Carlos Marques e Eurico Lemos Pires. Colabora também na organização do 1º Encontro Nacional de Design, em Julho de 1990.

A sua prática como designer, informa ainda a ESAD, passou por várias áreas, do gráfico aos interiores passando pela exposição. Entre 1979 e 1993, detalha a escola na mesma nota, colaborou como designer gráfico com o Jornal de Notícias, e ajudou a desenhar os jornais Notícias da Tarde ou o desportivo O Jogo. Desenvolveu ainda projectos com a Cerâmica do Fojo, a Universidade do Porto ou a Fundação Eng. António de Almeida, remata a ESAD.

As cerimónias fúnebres de Jorge Afonso realizam-se esta quinta-feira às 16h no Tanatório de Matosinhos. A escola fecha portas durante a tarde e segundo o canal Porto24 a Câmara de Matosinhos apresentará na sua próxima reunião de executivo um voto de pesar pela morte de Jorge Afonso. 

Sugerir correcção
Comentar