Afinal, o que é isso de ser judeu?
O encontro entre Bruno Nogueira e Miguel Guilherme em O Meu Vizinho É Judeu faz uma exploração humorística dos preconceitos e de um mundo separado entre nós e os outros. A encenação de Beatriz Batarda estreia-se quarta-feira no Casino Estoril.
A mulher de um viu na Internet que o outro é judeu. E, portanto, ele que quer impressionar a mulher levando-lhe informação fidedigna, colhida directamente de um judeu verdadeiro e ali à mão de semear, tenta perceber o que é isso de ser judeu. É deste gesto de curiosidade e desconfiança mútua que parte O Meu Vizinho É Judeu, peça do francês Jean-Claude Grumberg, encenada por Beatriz Batarda e interpretada por Bruno Nogueira (o não-judeu, pelo menos de início) e Miguel Guilherme (o judeu que tenta esconder que o é, pelo menos de início), em cena no Casino Estoril a partir desta quarta-feira.
Grumberg nasceu em Paris, em 1939, quatro anos antes de o seu pai e o seu avô terem sido enviados para Auschwitz, onde perderam a vida. Autor desta comédia de equívocos (sobre o outro), Grumberg “tem mais legitimidade do que ninguém para brincar com o assunto”, diz Bruno Nogueira. E o assunto que gravita em torno do que significa ser judeu (tanto para aquele que o é, quanto para o outro que não faz ideia) e, de uma forma mais lata, de como os preconceitos estão impregnados no quotidiano, esboça-se nos encontros constantes entre dois vizinhos à porta do prédio.
Usando a ferramenta preciosa do humor para reduzir o preconceito ao absurdo, dir-se-ia que estamos perante uma lição básica de “judaísmo para totós”, graças às interrogações de uma personagem que quer saber o que faz do seu vizinho um judeu – afinal, a que se dedica um judeu? – e se espanta com a revelação de que o vizinho nasceu na Bretanha francesa e não numa terra longínqua e estranha. “Neste caso, acho que a comédia é muito eficaz porque acho que o preconceito na maior parte das vezes nasce do medo do desconhecido”, acredita Bruno Nogueira, acrescentando que, no entanto, “outras vezes nasce mesmo de idiotice.”
Nós e outros
Ao escolher dois vizinhos para personagens, Grumberg coloca de imediato a tónica numa ideia de enganadora proximidade. Depois, a personagem desconfiada de Bruno Nogueira, sempre com perguntas e teorias de algibeira que a mulher vai descobrindo na Internet, tenta uma aproximação. Mas uma aproximação cheia de equívocos.
É esse o tipo de humor que mais agrada também à encenadora Beatriz Batarda, um “humor à inglesa, mais shakespeareano, de desencontros e de jogos de palavras”, diz. Foi Batarda quem, sabendo da vontade mútua dos actores de voltarem a juntar-se em palco (depois de É Como Diz o Outro, em 2011), começou a pesquisar textos para dois actores e descobriu Pour en Finir avec la Question Juive (título original do texto levado à cena em França como Être ou Pas). “Isto do humor é como as tragédias, tem muitos registos, e achei que este era um humor que encaixava no deles”, refere a encenadora.
Para Beatriz Batarda, este é um texto que “serve de pretexto para pôr uma lupa sobre estas necessidade que as pessoas têm de organizar a sociedade em dois rótulos – ‘nós’ e ‘outros’”. “E a linha que separa os dois é muito ténue, basta criar um vínculo com alguém dos outros para esse outro passar a fazer parte do nós. No fundo, eles estão a peça toda a tentar encontrar um diálogo e a tentar criar uma linguagem.” Mas isso é depois, porque de início, aquilo a que assistimos é um homem exasperado e defensivo, farto de interrogatórios e de ser perseguido por seu judeu, e um outro que papagueia informações avulsas recolhidas na Internet, “influenciado pela informação, pelos media, pela Internet, pelo empolamento novelesco dos conflitos no Médio Oriente”.
E nesse empolamento, sublinha Batarda, não há propriamente um movimento de aproximação ou de compreensão. O Meu Vizinho É Judeu traz consigo também uma ideia de que a aceitação do outro é mais cómoda e indutora de uma ilusão de convivência saudável que, na verdade, nunca vai tão longe que chegue à compreensão. Fica pela rama. Também por isso, parece haver uma quase redenção da personagem de Bruno Nogueira, aquela que começa por metralhar perguntas e dúvidas sobre o que é ser judeu e caminha para a sua própria conversão (e da mulher) ao judaísmo, ainda que por achar que é “uma coisa elitista e chique fazer parte da mais antiga religião do mundo”, descreve a encenadora.
“Este volte-face um bocadinho ridículo”, atira Miguel Guilherme, “reflecte um pouco a posição do autor em relação a estas questões e não creio que tenha uma posição muito optimista em relação a haver uma total compreensão. Pode haver bondade, claro, mas reflecte uma posição, senão não tinha feito algo tão insólito.” Esse insólito é, talvez de forma caricatural, a imagem da definição de ambos em relação ao judaísmo. Se um se converte, meio atraído meio conduzido pela culpa, o outro deixa de se esconder e supera o medo de ser reconhecido publicamente como judeu. E ao fazê-lo, assume também uma história e uma cultura.
A omnipresença, essa, é apresentada num duplo sentido. Já não é apenas Deus que tudo vê. Também a Internet sabe de tudo e observa em permanência.