Presidência da República prepara visita à Madeira para a próxima semana
Cavaco recebe Passos nesta quarta-feira, para a reunião semanal de trabalho, que assim será antecipada.
A Presidência da República está a preparar uma visita oficial de Cavaco Silva à Madeira, na próxima semana. A confirmar-se, será a segunda vez nos últimos dois anos que o chefe do Estado visita a região autónoma, e tal como em Julho de 2013, em plena crise política. Na altura, devido à demissão "irrevogável" de Paulo Portas do Governo; agora, depois da queda do executivo PSD-CDS no Parlamento.
A visita do Presidente da República à Madeira, que ainda não foi confirmada oficialmente, está a ser agendada para os dias 16 e 17 deste mês – as próximas segunda e terça-feira –, e está integrada no "Roteiro para Uma Economia Dinâmica", uma iniciativa presidencial que tem levado Cavaco Silva a visitar empresas de sucesso um pouco por todo o país.
Na semana passada, elementos do Palácio de Belém estiveram no Funchal a preparar a deslocação oficial de Cavaco Silva à Madeira, que será a segunda do actual mandato. O Gabinete da Presidência esteve na Assembleia Legislativa da Madeira, reunindo-se com o presidente do parlamento regional, Tranquada Gomes.
No mesmo dia, na passada quarta-feira, foram realizadas reuniões técnicas preparatórias na Quinta Vigia, sede do Governo Regional da Madeira, e no Palácio São Lourenço, residência oficial do representante da República para a Madeira, Ireneu Cabral Barreto.
O Gabinete da Presidência da República, contactado pelo PÚBLICO, não adiantou pormenores sobre a visita, mas algumas paragens de Cavaco Silva na Madeira foram já divulgadas pela imprensa local. O Diário de Notícias do Funchal escreveu sobre idas do Presidente da República à Ribeira Brava, onde irá visitar a empresa ACIN – uma tecnológica madeirense presente em vários países e que em Maio foi visitada por Pedro Passos Coelho, na primeira visita oficial à Madeira. A comitiva presidencial vai também ao Caniçal conhecer alguns exemplos de empresas sediadas na Zona Franca.
A visita, que ninguém na Madeira confirma oficialmente, motivou o cancelamento da sessão plenária da Assembleia madeirense, agendada para terça-feira da próxima semana.
O secretismo em torno desta deslocação prende-se com a actual situação política em Lisboa, que poderá mesmo provocar alterações no calendário de Belém. Mesmo assim, não seria a primeira vez que Cavaco Silva iria à Madeira em plena crise política. Em 2013, depois de Vítor Gaspar ter pedido a demissão e Paulo Portas ter ameaçado fazer o mesmo, o Presidente da República viajou até às Ilhas Selvagens.