GNR deteve 165 pessoas no fim-de-semana
Maioria das detenções deveu-se a condução sob o efeito do álcool.
A Guarda Nacional Republicana deteve 165 pessoas em flagrante delito durante o fim-de-semana, a maioria por condução sob o efeito do álcool, e apreendeu quatro armas de fogo e 78 munições, anunciou nesta segunda-feira a GNR.
Das 165 detenções em "flagrante delito", 110 foram por condução sob o efeito de álcool, 17 por condução sem habilitação legal, nove por tráfico de estupefacientes, dois por posse de arma proibida e dois por furto, adianta a GNR em comunicado.
As detenções resultaram de um conjunto de operações realizadas pela GNR durante o fim-de-semana em todo o país que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta e a fiscalização rodoviária.
Durante as acções de fiscalização foram ainda apreendidas 348 doses de haxixe, dez gramas de anfetaminas, nove armas brancas, quatro armas de fogo, 78 munições e 12.530 euros em numerário.
No âmbito das operações de trânsito, foram fiscalizados 5478 condutores e detectadas 1675 infracções, a maioria (948) por excesso de velocidade.
Das infracções detectadas, 236 foram por condução com excesso de álcool, 66 por falta ou incorrecta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 66 por falta de inspecção periódica obrigatória, 55 por uso indevido do telemóvel, 33 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório e 26 relacionadas com tacógrafos.