Sonae alia-se ao BNP Paribas e volta a lançar cartão de crédito

Recuperando a marca Universo, o cartão permite a escolha da modalidade de pagamento, a pronto ou a crédito, em cada compra efectuada.

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A primeira incursão do grupo agora liderado por Paulo Azevedo nos cartões bancários foi em 1995 Daniel Rocha

A Sonae, grupo que detém o PÚBLICO, acaba de lançar um novo cartão de débito e de crédito com a marca Universo, em parceria com o BNP Paribas Personal Finance e a MasterCard, e que visa reforçar a fidelização dos clientes às várias marcas de retalho da empresa, com destaque para o Continente, Worten e Sport Zone.

Uma das características inovadoras do cartão é a possibilidade de o cliente poder escolher a cada compra, a modalidade de pagamento que pretende, ou por débito directo (mais conhecido por pagamento a pronto), ou a crédito. Na segunda opção, o pagamento pode ser feito no final do mês, ou em três, seis, ou 16 vezes.

O PÚBLICO apurou que a solução agora lançada, designadamente, a possibilidade de diferenciar as modalidades de pagamento, tornou-se possível depois da Sonae ter obtido licença do Banco de Portugal para operar com moeda virtual. A autorização do regulador permitiu a constituição da Sonae Financial Services, SA, como instituição de moeda electrónica.

Na prática, esta moeda electrónica permite efectuar transferências ou pagamentos directamente entre pessoas e empresas através de uma plataforma tecnológica. Neste caso em concreto, a plataforma tecnológica foi desenvolvida pela Sonae em parceria com a MasterCard e  o BNP Paribas.

A primeira incursão nos cartões de débito e crédito com a Visa Universo foi feita em 1995, associada ao Banco Universo, um projecto que não chegou a atingir a dimensão desejável. O parceiro foi o BPI, que três anos depois acabou por assumir o controlo total do capital do banco, ficando a Sonae com a propriedade da marca Universo, por 1,4 milhões de euros (em 2003).

O novo cartão vai permitir agregar os de fidelização e de crédito já existentes, associados às insígnias Continente, Worten e Sport Zone, mantendo as vantagens existentes. De acordo com informação comercial divulgada pelo Universo, o cartão não tem anuidade, ou seja, não tem custo fixo anual, e a adesão não implica troca ou mudança de banco.

Já o pagamento a crédito implica o pagamento de juros, à taxa anual efectiva geral (TAEG) de 18,3%, fixada para um limite de crédito de 1500 euros, utilizado na totalidade, logo na primeira utilização, a ser pago em 12 prestações mensais, às quais acrescem encargos e juros. Este crédito é assegurado pelo BNP Paribas.

O pagamento com o cartão permite acumular descontos de 1% sobre todas as compras realizadas em estabelecimentos aderentes à rede Mastercard, sendo que o valor acumulado será disponibilizado na conta do programa de fidelização Continente, ou seja, terá de ser gasto em compras nos hipermercados e supermercados do grupo.

Ao cartão serão associadas campanhas específicas, como a que vai permitir, apenas até ao final do ano, um desconto de 3% em todas as compras no universo das lojas Continente.

Para além dos parceiros de raiz PBP Paribas e Mastercard,  o novo cartão também reforça a aliança com a Galp, podendo, segundo o PÚBLICO apurou, agregar outras empresas externas ao grupo.  No caso da Galp, garante várias modalidades de desconto em combustíveis, associados ou não a compras nas lojas Continente.

O lançamento é feito numa altura em que as vendas através do cartão de descontos Continente representaram mais 90% do total, no primeiro semestre de 2015.

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