Seis episódios para contar a história do rock português
A RTP começa a exibir esta quarta-feira A Arte Eléctrica em Portugal, série documental em seis episódios que segue o percurso do rock português desde a sua origem na década de 1960 até aos anos 1990.
A história do rock português em seis episódios. É isso que propõe A Arte Eléctrica em Portugal, série documental semanal criada no seio da RTP, realizada por Leandro Ferreira e Pedro Clérigo a partir de uma ideia de António Pedro Vasconcelos, e com o jornalista e radialista Rui Miguel Abreu como guia do percurso. Estreia esta quarta-feira, às 23h, e o primeiro episódio recua ao início de tudo, aos anos do “ié-ié” que marcaram a década de 1960 através de nomes como Daniel Bacelar, Os Conchas, Victor Gomes, Sheiks, Conjunto Académico João Paulo ou Quarteto 1111.
Longe vão felizmente os tempos em que o passado do rock português era um mistério para todos aqueles que não tivessem sido dele contemporâneos – e mesmo para esses, o desconhecimento, muitas vezes, mantinha-se. Nos últimos tempos, entre reedições discográficas e compilações, edições de livros como, citemos três exemplos recentes, Biografia do Ié-Ié, de Luís Pinheiro de Almeida, As Palavras do Punk, de Paula Guerra e Augusto Santos Silva, ou Juntos Outra Vez, biografia de Victor Gomes assinada por Ondina Pires, e documentários como Rock Rendez Vous, de Luís Carlos Amaro, realizado por Ricardo Espírito Santo, ou Meio Metro de Pedra, de Eduardo Morais, começa-se a lançar luz mais forte e de maior alcance sobre a história do rock’n’roll em Portugal – isto sem esquecer uma série ficcional, mas fortemente ancorada na realidade, como Os Filhos do Rock, que se debruçava sobre os anos 1980 do chamado “boom do rock português”.
Os episódios agora produzidos pela RTP, cujo arco temporal avança desde a década 1960 à de 1990, será, portanto, mais um documento a contribuir para a criação de uma memória histórica que nos permita enquadrar devidamente, em contexto português, esse fenómeno musical, social e cultural que transformou a segunda metade do século XX. O título da série é, também ele, um piscar de olho à memória. Refere-se a A Arte Eléctrica de Ser Português, de António A. Duarte, livro editado em 1984 e primeira tentativa de sistematizar devidamente o percurso do rock no país.
Pode ver o trailer aqui.