Re-Food Aveiro quer aproveitar sobras alimentares para apoiar famílias

Projecto para pôr fim ao desperdício de alimentos preparados, distribuindo-os a quem precisa, chega a Aveiro a 17 de Outubro

Foto

Aproveitar as sobras de comida dos restaurantes, cantinas e empresas de "catering", proporcionando refeições a famílias carenciadas, é o objectivo do projecto Re-Food Aveiro, que vai ser lançado a 17 de Outubro.

O Re-Food Aveiro é um projecto "eco humanitário, 100% voluntário, que pretende acabar com o desperdício de alimentos preparados e a fome existente nos bairros urbanos". A missão é "resgatar" 100% do excedente de comida preparada no distrito, "providenciando-o às inúmeras famílias com necessidade de apoio alimentar".

Um núcleo de 40 voluntários está a preparar o arranque do projecto, que será apresentado numa "reunião sementeira", pelas 17horas de 17 de Outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, no anfiteatro da Reitoria da Universidade de Aveiro, com a presença do orador e mentor do projecto ao nível nacional, Hunter Halder.

Os "re-fooder's" aveirenses, esperam nesse encontro aberto ao público, conseguir a adesão de mais voluntários e empresas interessadas em colaborar, patrocinar e ajudar o projecto, bem como potenciais fornecedores de alimentos (restaurantes, bares, cantinas, empresas de "catering", entre outras).

Na fase de instalação, a procura de uma sede para o projecto é a preocupação principal dos promotores, para terem um espaço onde possam desenvolver a actividade.