A exibição foi apenas assim-assim e os três ensaios marcados não permitiram que a Austrália igualasse a Inglaterra no topo do Grupo A, com cinco pontos, mas os Wallabies atingiram o objectivo mínimo na estreia do Mundial 2015: vitória contra as Fiji, por 28-13.
A jogar na casa da concorrência directa na luta por um lugar nos quartos-de-final (Millennium Stadium, em Cardiff), a Austrália teve sempre a partida controlada, mas o confronto contra o vizinho da Oceânia acabou por ser pouco estimulante.
A primeira parte foi o melhor período dos australianos, que à meia hora de jogo venciam por 15-3, com dois ensaios do terceira-linha dos Brumbies David Pocock. O terceiro toque de meta dos Wallabies chegou apenas três minutos depois do intervalo (Sekope Kepu), mas com 20 pontos de vantagem (23-3), a Austrália tirou o pé do acelerador e, com isso, acabou por desperdiçar o bónus ofensivo.
Apesar de os fijianos já terem nas pernas um desgastante duelo contra a Inglaterra, realizado cinco dias antes, foi a equipa comandada pelo neozelandês John McKee que esteve por cima na parte final e, a 20 minutos do fim, o abertura Ben Volavola aproveitou a macia defesa australiana para fazer o merecido ensaio de Fiji.
A diferença final de quinze pontos (28-13) é a menor entre as duas selecções desde 1984. Após essa data, a Austrália jogou seis vezes contra Fiji, vencendo sempre por margens superiores a 22 pontos.
Números do Austrália-Fiji (28-13)
Ensaios:
Austrália – 3 (Pocock, 26’ e 31’; Kepu, 43’)
Fiji – 1 (Volavola, 60’)
Penalidades convertidas:
Austrália – 3
Fiji – 2
Posse de bola:
Austrália – 47 %
Fiji – 53 %
Ocupação de terreno:
Austrália – 47 %
Fiji – 53 %
Metros percorridos:
Austrália – 359
Fiji – 324
Placagens realizadas:
Austrália – 122
Fiji – 83
Placagens falhadas:
Austrália – 18
Fiji – 15
Formações ordenadas a favor:
Austrália – 4 ganhas, 1 perdida
Fiji – 2 ganhas, 0 perdidas
Alinhamentos conquistados ao adversário:
Austrália – 2
Fiji – 3
Penalidades concedidas:
Austrália – 12
Fiji – 13