Astana estreia o Cazaquistão

Campeão cazaque eliminou o APOEL de Domingos Paciência.

Foto
Rooney marcou um hat-trick em Bruges AFP

Depois de o Shakhter Karagandy ter estreado o país na mesma fase da Liga Europa em 2013-14, foi agora a vez do clube da capital cazaque fazer história. O Astana, que já tinha eliminado antes o Maribor e o HJK Helsínquia, chegou a Nicósia na frente da eliminatória, graças ao 1-0 conseguido na primeira mão. Apesar de curta, a vantagem foi suficiente, porque o APOEL não conseguiu melhor do que um empate em casa (1-1).

Os cipriotas anularam a diferença aos 60 minutos, através de um livre directo do reforço bósnio Semir Stilic, mas isso de nada lhes serviu, uma vez que o sérvio Nemanja Maksimovic igualou o resultado a seis minutos do fim.

Mais fácil foi o apuramento do Manchester United, que, depois da ausência na época passada, somará a 20.ª participação na prova. A goleada da equipa inglesa no estádio do Club Brugge (4-0) teve nome próprio: Wayne Rooney, que fez os primeiros três golos do jogo antes de o espanhol Ander Herrera fechar a contagem. No somatório das duas mãos , o United ganhou 7-1.

Além do CSKA Moscovo, a outra equipa que conseguiu inverter a tendência da primeira mão foi o Bayer Leverkusen. O conjunto alemão ganhou 3-0 à Lazio, perante os seus adeptos, e recuperou da desvantagem (1-0) com que tinha saído de Roma há uma semana. Hakan Çalhanoglu, Admir Mehmedi e Karim Bellarabi apontaram os golos.

Em Belgrado, o golo de Ihar Stasevich, aos 25’, foi crucial para o BATE Borisov garantir o regresso à competição. A equipa bielorrussa, vencedora por 1-0 na 1.ª mão, ganhou uma vantagem importante com esse golo. A reacção do  Partizan deu para ganhar o jogo (2-1), com um autogolo de Maksim Zhavnerchik e um pontapé de bicicleta de Ivan Saponjic, mas não a eliminatória. E, tal como os outros derrotados do dia, terá de se contentar com a Liga Europa. 

Sugerir correcção
Comentar